Por exemplo, podemos usar no microondas os vidros refratários, porcelana, louça, cerâmica e papéis absorventes.
Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!
No caso dos plásticos, é possível saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas observando o símbolo que o recipiente possui. Todos os potes, pratos e outros recipientes em plástico devem ter um símbolo de reciclagem, que costuma aparecer como um triângulo de setas, na parte de baixo da embalagem.
Use estes se forem rotulados “Microwave Safe” ou “Seguro para Microondas”. Se eles não são rotulados, teste-os para se certificar de que eles podem ser usados com segurança. Siga a orientação do fabricante, pois há utensílios resistentes ao calor do micro ondas.
Confira alguns itens para jamais colocar no micro-ondas:Plástico. Não é qualquer item de plástico que serve para colocar no micro-ondas. ... Isopor. ... Alumínio. ... Embalagens de comida pronta. ... Louça com detalhes metálicos. ... Potes de vidros, outros vidros não-refratários e cristais. ... Acrílico. ... Saco de papel.
22 curiosidades que você vai gostar
Materiais que podem ser levados ao forno microondasVidros refratários (ideais para o cozimento);Vidros comuns (apenas para aquecimento);Porcelana e louça(apenas para aquecimento);Cerâmica vitrificada.Papeis absorventes (guardanapos, papel-toalha, etc.)
Porcelanas, vidros convencionais e louças são recomendados para o aquecimento rápido, visto que, mesmo absorvendo as ondas, eles perdem o calor rapidamente.
Pesquisas apontam que aquecer o isopor libera toxinas que podem causar doenças e prejudicar a conservação dos alimentos, porém muitos cientistas discordam disso. Existem algumas variedades de isopor que são seguras para o uso em microondas, pois não derretem ao serem submetidas ao calor emitido pelo aparelho.
Nada de Isopor no micro-ondas!
Coloca a marmita de isopor direto para esquentar. Isso é prejudicial para seu corpo e para o próprio eletrodoméstico. Caso você coloque um material como esse no micro-ondas, o cheiro de queimado se impregnará na cozinha.
Como aquecer alimentos em recipientes de isoporStep 1. Olhe no fundo do seu recipiente de isopor. ... Step 2. Coloque o recipiente de isopor em um forno de micro-ondas. ... Step 3. Ajuste o temporizador no micro-ondas. ... Step 4. Fique perto do forno. ... Step 5. Teste o alimento para ter certeza de que ele está completamente aquecido.
A regra, na verdade, é simples: Materiais que absorvem as ondas (em vez de deixar o alimento absorve-las) não devem ser usados, pois podem derreter, trincar, pegar fogo ou mesmo explodir. Por exemplo, metais e plásticos (eles podem derreter ou liberar substâncias tóxicas no alimento, porém existem algumas exceções).
Como identificar o BPA nas embalagens
Para identificar os produtos que contêm bisfenol A é importante observar nas embalagens a presença do nº 7 dentro do símbolo de reciclagem do plástico (como mostra a imagem), pois esse número representa que o material foi feito utilizando bisfenol.
A Tupperware® desenvolveu a tampa para micro-ondas, um item básico que toda cozinha precisa ter. Fabricada em polipropileno, um material extremamente resistente, ela evita que o eletrodoméstico fique sujo com respingos de alimentos e que a comida fique ressecada após o aquecimento.
Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.
O jeito mais fácil de descobrir se um prato ou outro utensílio de cozinha pode entrar no micro-ondas é consultar o selo. Nem toda peça tem essa indicação, mas as que têm podem trazer algumas variações: Algo como "Não pode entrar no micro-ondas". Algo como "É seguro para entrar no micro-ondas".
Para não correr riscos, retire a comida da marmita e coloque em um prato na hora de esquentar no micro-ondas e, se for no fogão, coloque em uma panela. Evite o banho-maria, o plástico pode derreter.
Os produtos de Poliestireno Expandido (Isopor®) podem ser utilizados para congelamento de alimentos. Forno: Não. Os produtos Copobras de Polipropileno (plástico) não podem ser utilizados em forno convencional, pois o calor do forno derrete o plástico e você pode acabar perdendo todo o seu alimento.
Como esquentar corretamente os pratos no micro-ondasE o copo d água? Colocar uma caneca ou copo com o líquido junto aos alimentos – principalmente as massas – ajuda a não queimá-los e secá-los porque as ondas, em vez de agirem nas moléculas da comida, agitam diretamente a água. ... Atenção! ... Conte até 10. ... Manuseio. ... Por fim.
Isopor é um tipo de plástico e, de maneira geral, plástico não é bem-vindo no micro-ondas, a não ser nos casos em que a embalagem avisa que é indicada para esse uso.
Em conversa com a técnica da Knauf Isopor®, Flávia Ceron, descobrimos que o EPS Isopor® é um material atóxico e que não apresenta reação alguma ao corpo humano.
Tipo de caneca
Grande parte das canecas de cerâmica produzidas comercialmente é segura para uso em micro-ondas. A cerâmica feita à mão pode conter mais poros no esmalte, permitindo maior acúmulo de umidade, causando rachaduras durante o aquecimento.
Vidros: Quase todos os vidros podem ser levados ao microondas. Mas sempre dê preferência aos refratários e assadeiras apropriadas (aquelas que você também pode usar no fogão). Os pratos e porcelanas também podem ser colocados no microondas, desde que não tenham detalhes metálicos. Papéis: Evite papel alumínio.
Lembrando também que as paredes dentro desse aparelho são revestidas de metal. Desse modo, se você resolver colocar uma panela pesada de algum metal dentro do micro-ondas, o metal irá refletir as ondas eletromagnéticas, impedindo que o alimento aqueça e que o aparelho funcione direito.
No caso dos plásticos, é possível saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas observando o símbolo que o recipiente possui. Todos os potes, pratos e outros recipientes em plástico devem ter um símbolo de reciclagem, que costuma aparecer como um triângulo de setas, na parte de baixo da embalagem.
Outro ponto é que cada ingrediente esquenta em um tempo diferente. Diante disso, o ideal seria aquecer a comida em porções separadas e uniformes. Segundo o professor, também vale deixar os pratos ou potes sem tampa, uma vez que a pressão do vapor interno pode gerar explosões.
Qual é a taxa de juros básica da economia?
O que o recrutador avalia na entrevista?
O que é radioatividade natural?
Quais são as outras seis artes?
Como limpar os cabos branco das facas?
Como selecionar intervalo de dados no gráfico?
Como saber se o slot PCI-e está queimado?
O que pode causar alopecia areata?
Como restaurar BIOS de fábrica Dell?
Quais são as formas de profilaxia?
Qual a diferença do cimento CP II-e CP IV?
O que misturar no creme de nutrição?
Quais signos são mais fofoqueiros?
Quantos tipos de ervas medicinais existem?