O silêncio de um paciente pode ser uma forma de protestar contra a regra fundamental do tratamento estabelecido. O terapeuta pode ser incapaz, por sua própria intolerância, ansiedade, psicopatologia ou conflitos psíquicos, de responder adequadamente.
A falta do paciente à sessão, por exemplo, pode ser um silêncio, pois, não comparecendo, ele está silenciando e cabe ao terapeuta aguardá-lo durante o tempo que é destinado a ele e pensar sobre ele. Nesses casos, o paciente silencia, mas o terapeuta não o deixa em silêncio nos seus pensamentos.
O silêncio tem uma grande importância para a psicanálise, principalmente na prática clínica. Ele não se refere apenas à ausência de palavras, mas é um estado afetivo que comunica, recusa, insinua. ... O silêncio também é nosso estado último. A morte é aquilo que cessa a produção de novas palavras no sujeito.
Uma importante evolução teórica e técnica pode ser atribuída ao papel do silêncio, não sendo apenas compreendido como um fenômeno da resistência, mas também como um valoroso recurso de manejo clínico.
Como fazer do silêncio um hábito
Pessoas com afasias não fluentes podem entender o que as outras pessoas dizem melhor do que podem se expressar. Os pacientes geralmente estão conscientes das suas dificuldades em se comunicar e podem ficar frustrados e irritados. As afasias não fluentes podem apresentar fraqueza ou paralisia do lado direito do corpo.
Deixar o Psicólogo saber que há algo em sua mente pode ajudar a aliviar o desconforto; Resistência inconsciente: a perda de palavras pode vir de lugares profundos, além de nossa consciência. O paciente pode estar ciente de sua falta de vontade, ou pode perceber apenas que parece não haver nada em sua mente.
Segundo o dicionário Michaelis, algumas das definições para silêncio são: ausência completa de ruídos; estado de quem se cala ou se abstém de falar; recusa de falar ou ainda a abstenção voluntária de falar, de pronunciar qualquer palavra ou som, de escrever, de manifestar os seus pensamentos.
Quando uma pessoa recebe o tratamento do silêncio, o córtex cingulado anterior do cérebro é ativado. Isso significa que, quando somos ignorados, o cérebro diz que estamos com dor física. Alguns sintomas são dores de cabeça, dores de estômago, insônia, ansiedade e fadiga. Mudanças comportamentais.
PULSÃO DE MORTE – age em silêncio - compulsão (repetição), sem representação no inconsciente, leva à inércia e não à vida. A manifestação do silêncio no psiquismo leva a dificuldades na capacidade de simbolização (GOMES, 2011). Na psicanálise contemporânea, o silêncio de escuta é ponto de acinte da análise.
Na psicanálise contemporânea, o silêncio de escuta é ponto de acinte da análise. O silêncio do analista se contrapõe à manifestação de suposto-saber que o analisando espera descobrir. Neste momento, o analista constitui-se como faltante, diante do analisando. É preciso estabelecer um jogo pulsional, Zolty descreve esse jogo como:
Todos já aplicamos esse tratamento pelo menos alguma vez na vida, mesmo de forma inconsciente. Todos os tipos de relacionamentos, familiares, românticos, profissionais e até mesmo com estranhos podem sofrer com o tratamento do silêncio.
Como calcular o custo de capital de terceiros no balanço patrimonial?
O que é e o que compõe a fração NDT de um ingrediente?
Quanto tempo o carro vai para leilão?
Como funciona a venda de jogos em mídia digital Xbox One?
Como calcular a situação líquida?
Como funciona a venda de milho?
Como calcular o divisor de horas?
Como funciona o plano amor saúde?
Como é feito o cálculo do ICMS Simples Nacional?
Como comprar um terreno pela Caixa?
Como se calcula lá discrepância Cefalometrica?
Por que escrever uma carta de apresentação?
Como usar a caneta KD 7910 para varizes?
Como calcular o Lote Econômico de Compra?
Como receber o dinheiro da nota premiada MS?
Qual é o melhor site para comprar passagens de ônibus?