Pronome pessoal de terceira pessoa do singular neutro de gênero, popularmente chamado de pronome neutro, refere-se aos pronomes que não especificam o sexo/gênero de um indivíduo, representando outrem, que seria, outra pessoa além da que faz a oratória ou à que se dirige.
VI) Substituição dos pronomes possessivos “meu(s)” ou “minha(s)” pelos pronomes não-binários “mi(s)” ou “minhe(s)”. Exemplos de uso: -Minha namorada não tem nada contra isso. —-> Mi namorade não tem nada contra isso. / Minhe namorade não tem nada contra isso.
Uso de linguagem neutra: Utilizar os símbolos “@” ou “x” no lugar dos marcadores de gênero identificados por “o” ou “a”. Também colocar o sufixo “-e” ao invés de “-o” ou “-a”, já que marcam unicamente a dois gêneros, enquanto o “@”, “x” e o “e” abrangem maior diversidade.
Apesar de ser um tema polêmico, o uso do pronome neutro é um agente de inclusão importante. A pesquisa Diversidade e Inclusão, do Instituto Qualibest, mostra que quase metade dos entrevistados (46%) possuem conhecimento desses pronomes e 31% dão importância para eles.
Neutralidade de gênero (forma adjetivada: gênero-neutro), também conhecida como gênero-neutralismo ou movimento de gênero-neutro, descreve a ideia que visa a linguagem, e outras instituições sociais, deveriam evitar distinguir normas de gênero de acordo com o sexo ou gênero delas, a fim de prevenir a discriminação ...
É dentro desse contexto que, visando a inclusão, a linguagem neutra ganha força. Enquanto alguns indivíduos não binários optam por um pronome de tratamento específico ("ele" ou "ela"), outros preferem os neutros, como “ile” ou “elu”, que substitui os marcadores de gênero (“a” e “o”) por “u”.
Perguntar e usar corretamente os pronomes de alguém é uma maneira de mostrar respeito por sua identidade de gênero. Para aqueles que não se identificam como homens ou mulheres, “elus” ou “els” funciona.
Quando a língua portuguesa derivou do latim, que previa três definições de gênero: masculino, feminino e neutro, houve uma fusão entre masculino e neutro por causa de algumas semelhanças de estruturas morfossintáticas. Portanto, a única marcação de gênero existente, de fato, é o feminino. Alguns especialistas defendem, porém]
Em inglês, usar “ele” e “ela” exige uma atribuição de gênero a um indivíduo. Você nem sempre consegue adivinhar qual é o pronome preferido de alguém pela aparência. Perguntar e usar corretamente os pronomes de alguém é uma maneira de mostrar respeito por sua identidade de gênero.
Termos neutros quanto ao gênero, como cônjuge, podem ser substituídos ao discutir relacionamentos românticos, e irmãos, filhos e pais também são relações neutras. Embora alguns tenham sugerido a criação de novas palavras, nenhum termo neutro em termos de gênero realmente se destacou por descrever o irmão de seus pais.
Como se calcula 1 metro cúbico?
Como calcular o percentual de um valor?
Como fazer COTG na calculadora científica?
Como trabalhar identidade em Educação Física?
Como fazer o cadastro na Caufesp?
O que precisa para trabalhar na Cruz Vermelha?
Como trabalhar escultura em arte?
Qual o salário de um telemarketing na AeC?
Como trabalhar marchinhas de carnaval em sala de aula?
Quais as etapas para a criação da escultura?
Quais são os profissionais envolvidos numa produção de animação?
Como trabalhar as emoções com o filme Divertida Mente?
Como prevenir essas brincadeiras perigosas?
O que fazer para evitar lesões no vôlei?
O que fazer para prevenir infecção urinárias?