As principais orientações para se evitar as lesões são:
Assim, as articulações e membros mais acometidas nos atletas de voleibol são: tornozelo, joelho, ombro e mãos. No tornozelo a mais recorrente é a entorse e rupturas ligamentares. No joelho as lesões ligamentares são as principais. No ombro, o manguito rotador é acometido por tendinites e lesões por overuse.
Por ser um esporte que obriga os atletas a fazerem vários saltos a cada jogo, o joelho é a região que sofre maior desgaste -é responsável por 38,6% do total de lesões. "Não há jogador que não sofra problema no joelho durante a carreira. Quem não teve alguma lesão no local ainda vai ter uma.
Entre as mais comuns, estão as luxações, rupturas de ligamentos e tendões, fraturas das falanges e metacarpos. Esforço repetitivo em saltos e grande quantidade de força aplicada nessa articulação são os dois motivos que mais causam lesões nos joelhos de atletas.
Os tipos de lesões mais comuns são: lesões musculares (27,1%, n = 68), entorses (24,3%, n = 61) e contusão (19,9%, n = 50); e tendinopatia (91,8%, n = 56) foi o tipo de lesão de uso excessivo mais relatado. Foram observadas lesões recorrentes em 78 atletas (66,7% mulheres, n = 52 e 33,3% homens, n = 26).
Atividades físicas recomendadas para quem tem osteoartrite “Um paciente com osteoartrite pode e deve praticar esportes, porém não é qualquer exercício que está indicado. De maneira geral, caminhada em terreno plano praticamente não tem contraindicações, então é uma boa escolha.
As três mais comuns lesões na natação
Confira no nosso texto a seguir!
O departamento médico da Seleção Brasileira masculina estudou, durante um período de quatro anos, 104 jogadores em preparação para as principais competições da temporada, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ). A pesquisa tinha como objetivo fazer um estudo epidemiológico das lesões mais comuns no voleibol de alto nível.
Dentro do universo de estudo do departamento médico, a maioria das lesões, 66,93%, aconteceu pelo excesso de treinamento. Lesões por trauma, mais difíceis de prevenir, ocorreram em 33,06% dos casos. Tornozelos e dedos são mais suscetíveis a traumas, enquanto ombro e joelho são mais propensos a danos por uso excessivo.
Como prevenir as lesões esportivas? Independentemente da idade ou do motivo da prática de esportes, antes de iniciar as atividades, o mais indicado é procurar orientação médica e fazer todos os exames para ter certeza de que os exercícios são de fato recomendáveis.
Diversos fatores podem ter relação com o risco dessas lesões, indo desde o esporte praticado até o tipo de atividade física, o histórico de lesões anteriores e outros fatores que culminam no afastamento do indivíduo da prática de certos esportes.
Porque os antigos persas respeitavam a cultura do povo dominado?
O que é sinônimo de liberdade?
Qual é a função do intestino delgado?
Quem pode fazer a carteirinha do Sesc GO?
Como tomar banho de anjo da guarda?
Por que é necessário lavar os terminais com o circuito desligado?
Porque colocar sal grosso atrás da porta?
O que fazer quando meus pais nao aceitam um relacionamento?
O que o Brasil está fazendo para minimizar os impactos da produção de gases de efeito estufa?