A doutrina, no contexto atual, também possui a função de pensar o aludido "salto" do texto para a norma, servindo de espaço para a politização e implementação da esfera pública. A doutrina é um espaço de interseção das mentes pensantes do Direito e indispensável para a operação de sacar a norma do texto.
Trata-se de um conjunto de princípios, ideias e ensinamentos de autores e juristas que, no caso, servem de base para o Direito e que influenciam e fundamentam as decisões judiciais. É fonte do Direito, utilizada também para a interpretação das leis, fixando as diretrizes gerais das normas jurídicas.
Entende-se por doutrina “o conjunto da produção intelectual dos juristas, que se empenham no conhecimento teórico do direito” [10]. É aquilo que é transmitido pelos doutos, pessoas que se dedicam à interpretação do texto legal. ... No entanto, é inegável o relevante papel que a doutrina exerce no meio jurídico.
Quem escreve deve conhecer os entendimentos semelhantes, contrários, extremos e intermediários. Precisa ler mais para evitar contradições lógicas. Daí porque, se todos escrevermos, todos leremos. Outra resistência que normalmente surge quanto à produção de doutrina é que seria um mero ato de marketing.
Definição: A doutrina é um conjunto de princípios que, tendo como base as Sagradas Escrituras, orienta o nosso relacionamento com Deus, com a Igreja e com os nossos semelhantes. ... Este, contudo, tem de ser persistente, sistemático e ordenado, induzindo os santos a se inteirarem de todo o conselho de Deus (At 20.27).
Doutrina, um termo que deriva do latim doctrīna, é o conjunto de ensinamentos que se baseia num sistema de crenças. ... Por exemplo: “A doutrina cristã postula a existência de um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo”, “A propriedade privada é contrária à doutrina socialista, pelo que deve ser abolida da nossa sociedade”.
É chamada doutrina jurídica ou ainda direito científico o conjunto de estudos elaborados por inúmeros juristas, cujo objetivo é sistematizar e explicar todos os temas relativos à matéria do direito.
A jurisprudência é uma função atípica da jurisdição, considerada também como uma fonte do direito. ... De acordo com o exposto, jurisprudência são decisões reiteradas, constantes e pacíficas do Poder Judiciário sobre determinada matéria num determinado sentido. A jurisprudência não precisa ser sumulada para ser fonte.
O que acontece quando uma pessoa falece?
Qual batata tem menos calorias?
Quem faz os projetos complementares?
Como Adubar temperos em vasos?
Quem é Amanda na novela Morde e assopra?
Como saber se o homem pode ter filhos ou não?
É melhor fazer ultrassom com a bexiga cheia?
Quantos litros tem a geladeira Electrolux DW42X?
Qual a cor da vela do meu anjo?
O que é um sistema industrial?
O que comer para fechar a janela do jejum intermitente?
Como saber se a pessoa tem trombofilia?
O que acontece nos primeiros dias de gravidez?