O relógio de bolso surgiu por volta de 1500. Foi criado por Pedro Henlein, na cidade de Nuremberg e ficou conhecido como “Ovo de Nuremberg”, em razão do seu formato. O relógio de bolso foi construído de ferro, com corda para quarenta horas e um percursor da “mola espiral”.
1504
Convém voltar no tempo para entender o contexto: criado em 1504, pelo alemão Peter Henlein, o primeiro relógio de bolso tinha uma pesada caixa de ferro e mecanismo movido a corda.
O relógio de pulso tem uma história bastante interessante que envolve um brasileiro famoso: Santos Dumont vivia sujando a roupa ao tirar o relógio do bolso, com as mãos manchadas de óleo enquanto trabalhava nos seus modelos de aviões.
Entre os primeiros relógios, ou horológios em português mais antigo, que se tem conhecimento estão os relógios de sol. Relógios simples de água ou areia são conhecidos por ter existido na Babilônia e no Egito em torno do século XVI a.C..
A história dos relógios acompanha a história da humanidade. Partindo-se do Sol como referência natural em função dos dias e das noites, os relógios de Sol foram acompanhados por outros que utilizavam o escoar de líquidos, areia ou a queima de fluidos, até se chegar aos dispositivos mecânicos que originaram os pêndulos.
Logo, em Milão, no ano de 1335, surgiu o primeiro relógio público que badalava as horas. Entretanto, o mais antigo existente é o da catedral de Salisbury, de 1386. Outro relógio que ainda há registro desde 1389 está localizado em Rouen, na França.
O que vestir para ir a um casamento homem?
Como habilitar a câmera para ler QR Code Android?
Quantas vezes usar o Respiron?
Como identificar a erva-de-Santa-Luzia?
Como saber se uma pessoa tem CNPJ?
Pode triturar castanha de caju no liquidificador?
O que é bom passar em madeira?
Que tamanho fica um Shiba Inu?
Como se ensina um periquito a falar?