Mecanismo de Ação: Paracetamol produz analgesia e antipirese por mecanismo semelhante aos salicilatos, inibindo a cicloxigenase no sistema nervoso central.
Quando administrado em doses maiores do que as recomendadas, o paracetamol pode afetar gravemente o fígado e causar hepatite medicamentosa, colocando a vida em risco.
O paracetamol é considerado um fármaco seguro quando é administrado nas dosagens recomendadas geralmente de 500 mg a 1 g em comprimidos, em cada quatro a seis horas, numa dose diária máxima de 4 g por dia.
Adultos não devem extrapolar o consumo de 4 g (4000 mg) de paracetamol por dia, em doses a cada quatro ou seis horas --você nunca deve tomar mais de 1 g em uma mesma dose.
Quando utilizado em altas doses, o Paracetamol promove a destruição das células do fígado. Esta situação se agrava, pois quando tais células morrem, são liberadas suas mitocôndrias (estruturas presentes no interior da célula). Essas estruturas são reconhecidas como invasoras pelo sistema de defesa do organismo.
- Pode ser ministrado a bebês, para tratar febres ou dores, desde que eles tenham mais de dois meses de idade. Defeitos - Enquanto o ibuprofeno age em 30 minutos, o paracetamol não tem efeito antes de 45 a 60 minutos desde a ingestão da primeira dose. E a dor e a febre são reduzidas por quatro horas, em vez de seis.
- Pode ser ministrado a bebês, para tratar febres ou dores, desde que eles tenham mais de dois meses de idade. - Enquanto o ibuprofeno age em 30 minutos, o paracetamol não tem efeito antes de 45 a 60 minutos desde a ingestão da primeira dose.
Mas esse uso combinado não é recomendado para crianças menores de 16 anos. Segundo o NHS, o paracetamol reduz a dor ao afetar os químicos nas chamadas prostaglandinas, substâncias liberadas pelo corpo em resposta a doenças ou lesões. O paracetamol bloqueia a produção de prostaglandinas, fazendo o corpo menos ciente da dor ou da lesão.
Os produtos conjugados do paracetamol não apresentam toxicidade, menos um 5% que pode ser oxidado no fígado pela CYP 450 dando lugar a um metabólito tóxico do paracetamol, o NAPQI (N-acetil-p-benzoquinona imina) que é o causador da hepatoxicidade característica deste fármaco.
O que mudou na educação com a Constituição de 1988?
Quem faz radioterapia cai o cabelo?
Quais são os problemas de enfermagem?
Como são formados os pares ordenados?
Como calcular a amplitude de variação?
Qual a função dos marcadores discursivos nas frases?
O que aprende no curso de atendente?
Como saber se o leite da mãe azedou?
Qual é o símbolo da felicidade?
O que significa IP68 à prova d'água?
Qual melhor voltagem para carregar celular?
O que um bom material didático deve conter?
É preciso fazer perícia para voltar a trabalhar?
Quais são as características de uma ficha de leitura?