O atletismo é o esporte mais antigo, tendo sido praticado desde o início dos Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a.C. Mesmo com o domínio romano sobre a Grécia, em 146 a.C., os Jogos tiveram continuidade até 394 d.C., quando o imperador Teodósio os aboliu.
Considerado o esporte Olímpico mais antigo, o wrestling é uma pura batalha de habilidade entre dois oponentes com o objetivo de imobilizar ou jogar o rival no chão. É dividido em duas modalidades: Estilo Livre e Greco-Romano.
Atletismo é a prática esportiva mais antiga, que é conhecida como esporte-base. Isso porque as suas modalidades compreendem os movimentos mais comuns para as pessoas desde a Antiguidade: corrida, lançamentos e saltos. Trata-se de uma prova de resistência muito importante.
Os primeiros registros de prática esportiva aparecem ligados à atividade militar, junto com os primeiros cuidados com o corpo, isso perto de 4.000 a.C. Nesse momento há os primeiros registros de prática de ginástica, na China.
As primeiras eram carros de combate tracionados por dois cavalos; as segundas, por quatro cavalos. Havia ainda o péntatlhon (semelhante ao pentatlo atual), que reunia cinco esportes: 1) salto, 2) lançamento de disco, 3) lançamento de dardo, 4) corrida e 5) luta.
25 curiosidades que você vai gostar
Eram as corridas de velocípedes (antepassados da bicicleta), que iniciavam o ciclismo; as corridas atléticas (ou "a pé"), que deram origem ao atletismo; a natação, que ainda era uma aventura; e o futebol, um grande desconhecido na cidade, embora algumas escolas já começassem a praticá-lo.
OS PRIMEIROS REGISTROS DO ESPORTE NO MUNDO
Por volta de 27 a.C., foi a vez dos romanos, que desenvolveram uma competição esportiva organizada, com corridas de biga e a famosa luta de gladiadores. Durante a Idade Média, a história do esporte toma outro caminho.
Mas então surge uma dúvida, no Brasil, qual foi o primeiro esporte moderno praticado? Há relatos de que o primeiro esporte moderno praticado em nosso país foi o turfe, na cidade do Rio de Janeiro.
Havia seis modalidades que exigiam físicos distintos: Stádion (200 metros), Díaulus (400 metros), Híppios (800 metros), Dólikhos (2000metros), Hoplítes Drómus (com armas) e LAMPADEDROMÍA (com tochas). Exercícios aeróbicos como a natação, eram praticados pelos atletas para aumentar a capacidade cardiorespiratória.
Conheça os esportes disputados nos Jogos da Grécia AntigaCorridas. ... Provas Atléticas. ... Lutas. ... Pentatlo. ... Provas Hípicas.
Unindo cinco modalidades diferentes, o pentatlo, muito similar ao presente, era composto por corrida, salto em distância, lançamento de disco, dardo e luta.
As antigas Olimpíadas eram um festival explicitamente religioso, dedicado à veneração da mais poderosa divindade grega, Zeus, do Monte Olimpo, a mais alta montanha grega. Os jogos sempre eram disputados no mesmo lugar, num local remoto e de difícil acesso a pé no noroeste do Peloponeso.
Na Antiguidade, as práticas esportivas não se pareciam com as que conhecemos hoje. Em razão disso, eram conceituadas como práticas pré-esportivas. Algumas eram úteis para a sobrevivência do homem, como a corrida e a caça. Outras eram mais uma preparação para guerras, como a esgrima e as lutas (TUBINO, 2010).
As provas disputadas eram atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que reunia luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco).
Alguns historiadores afirmam que as primeiras manifestações esportivas aconteceram na Grécia Antiga, enquanto outros acreditam que, antes que o esporte se tornasse uma atividade comum, os guerreiros divertiam-se com a cabeça de um dos vencidos na guerra, e esse hábito grotesco evoluiu para práticas esportivas.
Um dos pioneiros foi o educador Johann Bernard Basedow (1724-1790), que em 1774 instituiu na escola-modelo de Dessau, na Alemanha, a prática de exercícios como correr, saltar, arremessar, transportar objetos e trepar.
Existem registros de jogos e passatempos dos índios de antes mesmo da chegada dos portugueses em 1500. Apesar deles, o esporte, como acabamos de ver, não foi desenvolvido no Brasil. Ele entrou no País no século XIX.
É uma adaptação do inglês sport, em referência ao Francês Antigo deportarse, sobre a ideia de lazer e entretenimento, combinando os elementos de-, que indica afastamento, e portare, mediante o qual é localizada uma raiz no latim em portare, relativo a carregar uma coisa, em associação com portus, traduzido como porto.
Os outros cinco são: Futebol de Salão: criado em 1940, em São Paulo; Frescobol, criado em 1945, no Rio de Janeiro; Futevôlei, criado em 1960, no Rio de Janeiro; Peteca, criado em 1975, em Minas Gerais; e Futebol de Areia, criado em 1992, no Rio de Janeiro.
Jogos não tinham mulheres e homens competiam nus
Só podiam participar das competições homens livres nascidos nas cidades-estado gregas, enquanto mulheres, escravos e estrangeiros, chamados de “bárbaros” na mitologia gregra eram proibidos de competir.
Pancrácio, luta em que valia tudo, menos enfiar os dedos nos olhos, atacar a região genital, arranhar ou morder o adversário. Corrida equestre, os concorrentes entravam no hipódromo marchando. Hoplitódromo, corrida com armas, usando escudo, elmo e caneleira. Apene, corrida de carroças puxadas por mulas.
O esporte da antiguidade, observado desde a pré-história teve como principal manifestação os Jogos Gregos que compreendiam as Olimpíadas, os Jogos Fúnebres e os Jogos Píticos (TUBINO, 1987).
Originalmente, os jogos foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C. Os registros históricos apontam o ano de 776 a.C. (Antes de Cristo) como a época em que os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados.
Os Jogos Olímpicos foram criados com o objetivo de utilizar o esporte como instrumento para a promoção da paz, da união e do respeito. Entre os intuitos principais está a contribuição para um mundo melhor e a garantia de que a prática de esportes é um direito de todos os seres humanos.
Os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. No ano de 392 AC, os Jogos Olímpicos e todas as manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.
Como foi construído o Arco de Tito?
Como se pega tuberculose renal?
O que os futuristas valorizavam?
Quando surgiu a internet no mundo?
Quem criou a sistematização da assistência de enfermagem?
Como cuidar do bichinho kefir?
Como Homem de Ferro foi criado?
Onde foi criada a primeira bicicleta?
Como foram escolhidos os nomes dos meses do ano?
Como foi o processo de criação do Estado de Israel?
Como se divide o período da Pré-História?
O que usar para não entrar água no ouvido?
Como tirar carvão da panela do fogão de lenha?
Quantas vezes devo regar cebola?