O tronco linguístico é um conjunto de línguas que têm a mesma origem: uma língua mais antiga, que não é mais falada. Como essa língua de origem existiu há milhares de anos, as semelhanças entre as línguas que vieram dela são muito difíceis de serem percebidas.
Troncos e famílias Tronco Tupi. Tronco Macro-jê Outras famílias. Comparando palavras diferentes. Língua geral paulista. Língua geral amazônica.
O tronco Indo-Europeu, por exemplo, reúne, entre outras, a maior parte das línguas faladas na Europa, pertencentes às famílias Itálica, Germânica, Eslava, Báltica, Céltica.
O país é berço de pelo menos dois grandes troncos linguísticos: o tupi e o macro-jê. Troncos são a unidade mais ampla da linguística, que reúnem famílias de idiomas com uma mesma origem.
Uma família linguística é um grupo de línguas rigorosamente identificado e é uma unidade filogenética, isto é, todos os seus membros derivam de um ancestral comum. Este ancestral é geralmente muito pouco conhecido, uma vez que a maior parte das línguas têm uma história escrita muito reduzida.
18 curiosidades que você vai gostar
Indo-europeu: a maior família linguística
Uma vez que o português é uma das línguas românicas derivadas do Latim, nós, brasileiros, estamos incluídos entre os falantes das línguas originadas do indo-europeu. Além do português, também o francês, o italiano e o espanhol pertencem a essa família.
O Brasil possui dois grandes troncos linguísticos: O Tupi e o Macro-Jê.
No Brasil, existem dois troncos: o Macro-Jê, com 9 famílias, e o Tupi, 10 famílias. Há também 20 famílias que por quase não apresentarem semelhança não podem ser agrupadas em troncos linguísticos.
De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.
O tronco tupi é um tronco linguístico que abrange diversas línguas das populações indígenas sul-americanas.
Entre as línguas indígenas do Brasil, os troncos linguísticos com maior número de línguas são o tupi e o macro-jê. Existem também povos que falam o português; no entanto, estes casos são considerados como perdas linguísticas ou identidades emergentes.
O tronco Tupi é um dos grandes agrupamentos de [menuLingua]indigenaslínguas indígenas[/menuLingua] no Brasil, constituído com base em uma classificação genética sustentada pelo método comparatista.
O tronco macro-jê é um tronco linguístico cuja constituição ainda permanece consideravelmente hipotética. Teoricamente, estende-se por regiões não litorâneas e mais centrais do Brasil, incluindo partes de todos os seus estados com a exceção do Amazonas, Amapá, Roraima e Acre no Norte.
Todos os povos cujas denominações são terminados pelo sufixo -nawa, -náua ou -nauá pertencem a este grupo: Kaxinawá, Yawanawá, Shawanawá (ou Shawadawã), Shanenawá, Jaminawá, entre outros. Também pertencem a este grupo os Marubo e Corubo (Vale do Javari) e Shipibo (Juruá-Ucaially peruano).
Como exemplo de famílias linguísticas grandes temos a tupi, macro-jê, aruak, karib e pano. Já as de famílias pequenas são as yanomami, naduhup e nambikwara. Um fato interessante é que a subfamília tupi-guarani, apesar de grande, não é considerada uma família.
Resposta: 1.5.1 Tronco tupi. 1.5.3 Família aruaque. 1.5.4 Família caribe.
A região que concentra a maior população em números absolutos é a região nordeste com 106.150 mil indígenas.
POVOS INDÍGENAS NO BRASIL
Segundo dados do Instituto Socioambiental (ISA), as tribos que mais se destacam pelo número de habitantes são: Guarani, Ticuna, Caingangue, Macuxi, Guajajara, Terena, Yanomami, Xavante, Potiguara, Pataxó.
Resposta:A Nigero-congolesa, que é considerada a maior por conta do número de falantes e de línguas.
[ Linguística ] Ciência que se dedica ao estudo das línguas e da linguagem. Grafia no Brasil: lingüística. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: linguística.
A situação linguística em África: caracterização geral
O Árabe é a língua mais falada, com 200 milhões de falantes, mas não é originária de África, foi trazida da Arábia por imigrantes, entre os séculos VII a XI; também o Malgache (Madagáscar), pertence ao grupo astronésio, com origens na Indonésia.
A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal.
O grupo linguístico é um conjunto de variedades idiomáticas reunidas sob o nome que foi atribuído no futuro histórico a um determinado povo indígena. Tem um caráter puramente organizacional. Esses agrupamentos, por sua vez, estão sujeitos a uma estrutura organizacional maior, chamada “família linguística”.
Como é contada a história dos três porquinhos?
Como se escreve dança funk em inglês?
Como adicionar transições no Shotcut?
Como são os investimentos no mercado de câmbio?
O que fazer para sair da rotina sem dinheiro?
Como se escreve abril em espanhol?
Quem já foi preso pode tirar reservista?
Como consultar salário de servidor público?
Como Karl Marx vê a sociedade e a natureza?
Como sair da tela de boot do Android?