O Atordoamento (ou insensibilização) é o processo de tornar um animal imóvel ou inconsciente, com ou sem matá-lo, no momento ou imediatamente antes de abatê-los para o consumo de carne.
A insensibilização é considerada a etapa mais crítica do abate de bovinos, cujo objetivo principal é o de promover a rápida inconsciência do animal, mantendo as funções vitais até a sangria.
O atordoamento dos animais é feito para lhes conferir um estado de insensibilização. Uma anestesia baseada na indução de dióxido de carbono origina uma grande preocupação de garantir todo o bem-estar animal.
A insensibilização tem o objetivo de fazer com que o animal fique inconsciente no abate, para que este possa ser abatido de forma eficiente, sem lhe causar dor e angústia. ... Método elétrico (eletronarcose) –> uso de corrente elétrica, que deve atravessar o cérebro do animal.
Determinado pelo processo adequado, o atordoamento consiste em colocar o animal em um estado de inconsciência, que perdure até o fim da sangria, não causando sofrimento desnecessário e promovendo uma sangria tão completa quanto possível (GIL & DURÃO, 1985).
37 curiosidades que você vai gostar
O Atordoamento (ou insensibilização) é o processo de tornar um animal imóvel ou inconsciente, com ou sem matá-lo, no momento ou imediatamente antes de abatê-los para o consumo de carne. Em muitos países é uma etapa obrigatória no abate de animais por razões humanitárias.
A pistola de dardo cativo acionada por cartucho de explosão é o método que tem recebido mais destaque nas publicações científicas. O dardo atravessa o crânio em alta velocidade e força, produzindo uma cavidade temporária no cérebro, é o método considerado mais eficiente e humano para o abate de bovinos.
Insensibilização: todo processo induzido deliberadamente que cause a perda da consciência e da sensibilidade a dor, incluindo qualquer processo que provoque a morte imediata.
Internacionalmente, os dois métodos mais comumente usados para fins comerciais de insensibilização pré-abate de suínos são o atordoamento elétrico (eletrocussão e eletronarcose) e a exposição ao dióxido de carbono (BECERRIL- HERRERA et al., 2009).
O método elétrico mais comumente empregado para insensibilização de aves nas indústrias é a cuba de imersão, cuja aplicação da corrente se dá em todo corpo da ave. O princípio básico do atordoamento elétrico é a indução de uma epilepsia generalizada por meio da estimulação elétrica do cérebro.
A importância da sangria imediata é evidente quando se verifica que a velocidade de um fluxo de um vaso cortado é 5 a 10 vezes mais rápido do que no vaso íntegro e somente depois de perder-se muito sangue é que a pressão sangüínea começa a cair (THORNTON, 1969).
“A inspeção post-mortem acontece em pontos específicos após o abate do animal, quando serão avaliados os órgãos, as vísceras e a própria carcaça na tentativa de buscar alguma evidência que possa indicar a presença de alguma doença, de algum problema”.
Outros métodos de abate Outros métodos também são conhecidos por serem utilizados no abate de peixes: resfriamento através da deposição de gelo na água de contenção, exposição ao dióxido de carbono (CO2) na água de contenção em meio confinado, resfriamento com gelo e dióxido de carbono (CO2) depositados na água de ...
No processo de insensibilização utilizado, uma pistola hidráulica de dardo cativo penetrante é direcionada para um local na testa do animal e solta um dardo que penetra o crânio e dilacera uma região do cérebro.
Ciocca explica que existem diversos métodos de insensibilização de aves e suínos na hora do abate. O uso da pistola de dardo cativo, da atmosfera controlada (uso de gás) e da eletronarcose são os procedimentos mais conhecidos. ... Para Ciocca, este método, dependendo do gás utilizado, pode ser mais eficaz.
Como funciona uso do gás na insensibilização de suínos
“O CO2 é responsável por induzir os suínos a um estado de analgesia e anestesia devido à redução do pH do sangue e do líquido cefalorraquidiano”, explica o pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Osmar Dalla Costa.
TaxonomiaGênero Babyrousa. Babyrousa babyrussa.Gênero Hylochoerus.Gênero Phacochoerus.Gênero Sus (suínos) Sus barbatus. Sus domesticus, ou Sus scrofa domesticus (porco-doméstico) Sus scrofa (javali)
A inspeção industrial no abate de suínos realizada pelo serviço de inspeção oficial fundamenta-se nas chamadas linhas de inspeção, quais sejam: linha A1 – cabeça e nodos linfáticos; linha A – útero; linha B – intestino, estômago, baço, pâncreas e bexiga; linha C – coração e língua; linha D – pulmões e fígado; linha E – ...
O caminhão para transporte de suínos deveria ter uma carroceria adequada para não machucar os animais, e a carga deverá ocupar todo o espaço da carroceria, não deixando animais amontoados e muito menos espaços vazios que permitiria que os animais ficassem jogando uns contra os outros.
A sangria deve ser realizada em um período mínimo de três minutos com retirada de aproximadamente 50% do sangue, sendo proibida qualquer outra atividade com os animais durante esse período (PRATA & FUKUDA 2001).
O manejo pré-abate é definido como o conjunto de práticas com os animais desde a propriedade até o frigorifico. Esses procedimentos receberam maior atenção a partir do momento em que o estresse foi diagnosticado entre os principais responsáveis por perdas relacionadas à qualidade de carne e economia de todo o sistema.
Os profissionais competentes realizarão a inspeção post mortem das carcaças animais de acordo com as linhas de inspeção que são padronizadas da seguinte maneira: Linha A – exames dos pés; Linha B – Exame da cabeça e língua; Linha C – Exame dos dentes (facultativo); Linha D – Exame do trato gastrointestinal, baço, ...
Bovinos que empacam são cutucados com um vara que emite choques de 12 volts na ponta. O uso das varas, contudo, é evitado ao máximo. Um a um, os bois chegam à porta do box. Quando ela se abre, as pupilas do animal se dilatam devido ao cheiro de sangue que empesteia o ar.
Se as aves estiverem molhadas, pode ser reduzida a efetividade do atordoamento elétrico, comprometendo o bem estar das aves e a qualidade da carcaça. Durante os períodos de clima frio, pode ser necessário utilizar aquecimento adicional na área de espera.
Fluxograma do abate em uma Industria de filetagem de tilápiaCarregamento do Peixe vivo da produção para margem.Coleta das gaiolas peixes com peso para industria.Pesagem do peixe no setor de produção.Transporte para a indústria.Abate no gelo no frigorifíco, depuração, sangria, insensibilização.
Quais alimentos fortalecem o pulmão?
Como se destacar na área de design de interiores?
Como saber se o cano está quebrado?
Como eu sei se minha rescisão está correta?
Como lidar com um homem narcisista?
Como ter todos os efeitos do VSCO no iphone?
Como pedir ativação do mercado crédito?
Como digitar caracteres especiais no Android?
Quais os carros do Need for Speed Most Wanted?
Como se preparar para certificação Microsoft?
Como criar seu próprio servidor de E-mail?
Quantos jogos no total tem o PlayStation 2?
Como tirar a marola do quarto?
Como ajustar estoque no SNGPC?