Assim, uma teoria só pode ser considerada científica quando é falseável, ou seja, quando é possível prová-la falsa. Esse conceito ficou conhecido como falseabilidade ou refutabilidade.
Um dos conceitos mais importantes da Filosofia da Ciência, introduzido por ele, foi o da falseabilidade (ou refutabilidade). Ele propõe que não seja usada a “verificabilidade” como critério para se avaliar a validade das proposições científicas, como as leis, teorias, hipóteses etc.
O falsificacionista vê a ciência como um conjunto de hipóteses que descrevem ou explicam de maneira acurada o comportamento de algum aspecto do mundo e do objeto [Chalmers, 1999]. No entanto, para que uma hipótese ganhe o status de “científica”, ela deve ser falsificável.
Diferentemente do que defendem os indutivistas - para quem os testes servem para verificar ou confirmar hipóteses -, para Popper o papel dos testes é submeter uma teoria a condições tão exigentes que essa teoria "ceda" em algum ponto e seja, consequentemente, falsificada.
O critério falsificacionista, segundo o qual só são científicas as teorias refutáveis, elimina do mesmo modo quase todas as teorias conhecidas, pois nenhuma teoria pode ser rigorosamente falseada.
45 curiosidades que você vai gostar
Para Popper o processo de pesquisa apresenta três momentos: problema, conjecturas e falseamento. Problema: pensar em um conflito que precisa ser resolvido. Conjecturas: comprovar experimentalmente. Falseamento: provar que a teoria é científica pelo fato de ela poder ser falsa.
1. Verificacionismo. Metodologia filosófica aplicada à teoria do conhecimento. "Hoje o verificacionismo é muito criticado, sobretudo pelo grande filósofo das Ciências da natureza Karl Popper, para ele até que ponto pode considerar a verificação como pronta acabada pelo método da repetição e observação."
A ciência, entendida como historicamente orientada, desenvolve-se de acordo com as seguintes etapas: 1) Adoção de um paradigma e o amadurecimento de uma ciência. 2) O período de ciência normal. 3) O período de crise – ciência extraordinária.
Para Kuhn, a ciência é um tipo de atividade altamente determinada que consiste em resolver problemas (como um quebra-cabeça) dentro de uma unidade metodológica chamada paradigma. Este, apesar de sua suficiente abertura, delimita os problemas a serem resolvidos em determinado campo científico.
Qual o preço da telha americana?
Qual arma Kurt Cobain usou para se matar?
Como é feito o cálculo de atualização monetária?
O que pode ser feito para melhorar a comunicação interna?
Qual o hormônio responsável pela fertilidade?
Quais são os elementos do balanço social?
Qual o valor cobrado por um Personal Organizer?
Quanto rende um há de erva-mate?
Qual é a carne de segunda mais macia?
O que é uma relação funcional?
Como surgiu a estabilidade no serviço público?
Quem pinta o cabelo de ruivo tem que pintar a sobrancelha?
O que é o princípio da saisine?
O que conduz mais calor cobre ou alumínio?
Quais são os objetivos da Portaria 2048 de 5 de novembro de 2002?