O tipo será congruente ou simétrico quando apresentar simetria entre os elementos objetivos e subjetivos; será incongruente ou assimétrico quando não houver essa simetria. São hipóteses de tipo incongruente o crime formal, o crime tentado e o crime preterdoloso.
Tipo congruente é aquele que não exige qualquer requisito subjetivo especial ou transcendental do agente (além do dolo). Em outras palavras, não exige qualquer intenção especial além do dolo normal do crime; por exemplo, homicídio simples – art. 121, caput, CP.
Entende-se por tipo penal anormal aquele que além dos elementos objetivos do tipo, contém ainda elementos subjetivos e normativos que reclamam uma valoração no caso concreto. Ensina a respeitável doutrina formulada por Damásio Evangelista de Jesus (JESUS, Damásio Evangelista. Direito penal, 8.
Complexo é o crime formado por meio da reunião entre dois ou mais tipos penais (e não condutas típicas, cuja reunião forma o tipo misto). Como exemplos, podemos citar os crimes de roubo (furto + constrangimento ilegal) e extorsão mediante sequestro (extorsão + sequestro).
Um tipo complexo é semelhante a um tipo de entidade que um tipo complexo pode levar uma carga útil de dados na forma das propriedades do tipo primitivo ou outros tipos complexos.
25 curiosidades que você vai gostar
O roubo é um dos crimes complexos do nosso CP, mais conhecidos, é complexo porque há junção de dois ou mais crimes. Portanto, o crime de roubo é composto por um constrangimento, ameaça ou violência, acrescido do furto.
Os tipos penais podem ser classificados em simples ou mistos. A classificação está relacionada à unidade ou pluralidade de condutas previstas. Simples são os que descrevem uma única forma de conduta punível. Por exemplo, o homicídio, cujo tipo descreve “matar alguém” (art.
O objeto material de um crime é a pessoa ou a coisa sobre a qual recai a conduta delituosa. Pode acontecer de o sujeito passivo coincidir com o objeto material do crime, como é o caso do homicídio, ou não coincidir, como, por exemplo, no crime de furto.
Trata-se do bem jurídico que recai a conduta criminosa, podendo ser corpóreo ou incorpóreo. Todo delito possui um objeto material. É exemplo de objeto material incorpóreo, a reputação nos crimes de calúnia e difamação.
Qual era o objetivo da solução final?
O que deixa a carne suculenta?
O que é estabilidade no direito?
O que acontece com os mosquitos no inverno?
O que é preciso para ser delegado da Polícia Civil?
Quais são os elogios com a letra N?
O que significa branca e suave?
Qual o melhor site para comprar seguidores no Instagram?
Qual a maior reserva florestal do Brasil?
É normal os pontos do dente cair?