Qual é o artigo 555?

Pergunta de Nicole Nicole de Amorim em 03-10-2025
(17 votos)

Art. 555. A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário, ou por inexecução do encargo. Conforme se verifica, duas são as causas que ensejam a revogação da doação: a ingratidão e a inexecução do encargo.

Tem como reverter a doação de um imóvel?

A doação pode ser revogada e, em sendo, é instrumentada por escritura pública. A escritura pública é registrada na matrícula do imóvel doado. Não se cancela, portanto, nenhum ato anteriormente feito, mas apenas se registra, nas duas matrículas dos dois imóveis, objeto da doação, a escritura de revogação.


Quais as causas de revogação da doação?

Segundo os artigos 557 e 558 do Código Civil, podem ser revogadas por ingratidão as doações:quando o donatário atenta contra a vida do doador ou comete crime de homicídio doloso contra ele. ... quando o donatário comete contra o doador ofensa física;quando o donatário pratica injúria ou calúnia contra o doador.

O que é revogação da doação?

Em regra, o contrato de doação é irrevogável, de forma que não pode ser resilido unilateralmente. O Código Civil, entretanto, prevê duas hipóteses excepcionais de revogação da doação: por inexecução do encargo ou por ingratidão do donatário, portanto, daquele que recebe o bem ou vantagem objeto da doação.

O que é ingratidão do donatário?

Ingratidão do donatário, quando o donatário atenta fisicamente ou moralmente contra a integridade do doador, proceder o donatário contra o doador por injuria ou calúnia ou difamação; quando recusa o donatário alimentos ao doador.

DOS PROCESSOS ESPECIAIS - Do art. 503 ao 555 - CPP em áudio


40 curiosidades que você vai gostar

O que significa a palavra donatário?

Aquele que recebeu alguma doação. 2. [ História ] Destinatário da doação de um território, a donataria, descoberto ou a descobrir, para povoar, administrar e explorar, na época dos Descobrimentos.

O que é a doação inoficiosa?

A doação inoficiosa trata-se do ato de liberalidade pelo qual o doador dispõe de mais da metade de seu patrimônio, atingindo, portanto, a legítima dos herdeiros neces- sários. A parte que excede a que o doador poderia dispor em testa- mento é nula.

Quais são as formas de extinção da doação?

Feita a doação em forma de subvenção periódica ao beneficiado, constitui obrigação que o doador assume, mas extingue-se com sua morte, ou com a morte do donatário. Os herdeiros do doador não são obrigados a mantê-la, salvo se o contrário se dispuser.

Qual o prazo para anular uma doação?

O prazo decadencial para anulação de negócio jurídico, quando a pretensão é do próprio contratante, é de quatro anos contados do dia em que ele foi celebrado, conforme expressamente dispõe o artigo 178, inciso II, do Código Civil. Esse é o entendimento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).



Outras questões

Quanto custa um Prime Rib?

Como entrar em contato com a Empiricus?

Como se forma a personalidade de uma pessoa?

Qual a versão mais atual do CSS?

Quanto ganha o Primeiro-ministro da Inglaterra?

Qual a maior orla marítima do Brasil?

Onde fica o menu da Smart TV?

É crime baixar jogos pirata?

Qual o custo para montar um centro automotivo?

Como saber se a antena está apontada certo?

Qual é o princípio mais importante do treinamento?

Qual é a visão da empresa McDonalds?

Quais são os tipos de transporte público?

Pode ser que dê certo?

Quanto rende 100 reais no PicPay por mês?

Como calcular um índice acumulado?

Em que o cálcio é usado?

Como deixar uma pedra brilhosa?

É possível cancelar cartão de crédito mesmo com dívidas?

Como escrever centímetro abreviado?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com