Qual é o artigo 555?

Pergunta de Nicole Nicole de Amorim em 27-05-2022
(17 votos)

Art. 555. A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário, ou por inexecução do encargo. Conforme se verifica, duas são as causas que ensejam a revogação da doação: a ingratidão e a inexecução do encargo.

Tem como reverter a doação de um imóvel?

A doação pode ser revogada e, em sendo, é instrumentada por escritura pública. A escritura pública é registrada na matrícula do imóvel doado. Não se cancela, portanto, nenhum ato anteriormente feito, mas apenas se registra, nas duas matrículas dos dois imóveis, objeto da doação, a escritura de revogação.


Quais as causas de revogação da doação?

Segundo os artigos 557 e 558 do Código Civil, podem ser revogadas por ingratidão as doações:quando o donatário atenta contra a vida do doador ou comete crime de homicídio doloso contra ele. ... quando o donatário comete contra o doador ofensa física;quando o donatário pratica injúria ou calúnia contra o doador.

O que é revogação da doação?

Em regra, o contrato de doação é irrevogável, de forma que não pode ser resilido unilateralmente. O Código Civil, entretanto, prevê duas hipóteses excepcionais de revogação da doação: por inexecução do encargo ou por ingratidão do donatário, portanto, daquele que recebe o bem ou vantagem objeto da doação.

O que é ingratidão do donatário?

Ingratidão do donatário, quando o donatário atenta fisicamente ou moralmente contra a integridade do doador, proceder o donatário contra o doador por injuria ou calúnia ou difamação; quando recusa o donatário alimentos ao doador.

DOS PROCESSOS ESPECIAIS - Do art. 503 ao 555 - CPP em áudio


40 curiosidades que você vai gostar

O que significa a palavra donatário?

Aquele que recebeu alguma doação. 2. [ História ] Destinatário da doação de um território, a donataria, descoberto ou a descobrir, para povoar, administrar e explorar, na época dos Descobrimentos.

O que é a doação inoficiosa?

A doação inoficiosa trata-se do ato de liberalidade pelo qual o doador dispõe de mais da metade de seu patrimônio, atingindo, portanto, a legítima dos herdeiros neces- sários. A parte que excede a que o doador poderia dispor em testa- mento é nula.

Quais são as formas de extinção da doação?

Feita a doação em forma de subvenção periódica ao beneficiado, constitui obrigação que o doador assume, mas extingue-se com sua morte, ou com a morte do donatário. Os herdeiros do doador não são obrigados a mantê-la, salvo se o contrário se dispuser.

Qual o prazo para anular uma doação?

O prazo decadencial para anulação de negócio jurídico, quando a pretensão é do próprio contratante, é de quatro anos contados do dia em que ele foi celebrado, conforme expressamente dispõe o artigo 178, inciso II, do Código Civil. Esse é o entendimento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).



Outras questões

Como se chama formalmente um advogado?

Como funciona o DSR na escala 12X36?

O que é Kbps e mega?

O que é comissão de vendas?

Qual a porção ideal de feijão por dia?

Qual o melhor app gratuito para editar fotos?

Qual o valor de 1 tonelada de ouro?

Como a Poliana conheceu o Leonardo?

Quantos filho Fernanda Lima tem?

Por que Touro e O inferno astral de gêmeos?

Qual o seu papel como cidadão e profissional para o avanço do SUS?

Qual o objetivo de estimular o tato?

O que é PPP escolar e qual sua importância?

Em que posição o Brasil ficou na Paralimpíada do Rio 2016?

É possível renunciar à curatela?

Qual é o partido de Ciro Gomes?

Qual a diferença entre general e marechal?

É verdade que o WhatsApp paga por compartilhamento?

Quais os sinais vasculares característicos do processo inflamatório?

Qual a fruta mais rica em vitamina A?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com