Outras ordens importantes incluem os Anseriformes (patos, cisnes e gansos), Apodiformes (beija-flor), Ciconiformes (cegonhas), Columbiformes (pombos), Coraciiformes (alcião), Falconiformes (pássaros diurnos de caça), Galliformes (aves como a galinha), Pelecaniformes (pelicanos), Psittaciformes (papagaios), ...
As penas cobrem o corpo variam e possuem um nome e função próprias:
As penas compõem as asas das aves e ajudam o pássaro a se estabilizar durante o voo. Elas também servem como propulsoras e, cada vez que o animal bate as asas, ganha mais energia. São como as turbinas dos aviões para os voadores!
Vale explicar que 30 gramas é o valor da massa. Para falarmos em peso é necessário multiplicar o valor da massa pela gravidade da Terra, aproximadamente 10 metros por segundo ao quadrado (metros/s²).
Em penas penáceas, as cristas são deslocadas de maneira helicoidal conforme crescem, até se fundirem com a maior das cristas (crista da raque). Nas plumas, não ocorre esse crescimento helicoidal; a raque é simples e ocorre na base da pena.
O conjunto de todas as penas de uma ave é chamado de plumagem e o processo de substituição das penas é conhecido como muda.
As penas são muito importantes no comportamento das aves. Os machos de muitas espécies têm penas coloridas e vibrantes elaboradas em cristas e nas caudas, sendo usadas como sinais durante o acasalamento. O pavão é um dos exemplos mais conhecidos, graças à sua cauda colorida.
As aves são classificadas em muitas ordens, conforme diversos critérios, dentre os quais, hábito alimentar, tipo de bico e de pé Aves com asas pouco desenvolvidas e sem capacidade para voar. São corredoras. Na corrida, as asas, sem função para o vôo, servem como uma espécie de leme, ajudando a ave a equilibrar-se e a mudar de direção.
A recíproca é verdadeira, pois aves que não se parecem têm sido catalogadas como membros da mesma família. A maior parte de nosso conhecimento atual sobre a classificação das aves vem de estudos de DNA, que pode ser usado para determinar as relações entre elas com uma precisão bem maior do que a observação de suas características morfológicas.
A muda das penas varia entre as espécies, podendo ser substituídas uma a uma ou em conjunto (POUGH; JANIS; HEISER, 2008). As penas são classificadas, segundo Pough; Janis e Heiser (2008), em penas de contorno, semiplumas; plúmulas diversas; filoplumas e cerdas.
Quais as áreas mais afetadas pelas queimadas?
Quais são os sinais da língua portuguesa?
Porque se cobra o Jogo de Búzios?
Como se chama uma pessoa que sabe de tudo um pouco?
Como se chama uma palavra com duas sílabas?
O que Pedro Álvares Cabral encontrou quando chegou ao Brasil?
Como se fala Corinthians em inglês?
Como se lê o número ordinal 146?
Quem é o pai do André Marques?
Como se escreve em inglês minha vida?
Onde e como viviam o povo soninquês?
Como se chama os processos de formação dos gametas masculino e feminino?
Como se diz assistir TV em inglês?
Quais as formas de capitalismo financeiro?
Por que é necessário o gestor conhecer o seu cliente e os detalhes antes de prestar o serviço?