O que fazer quando o exame de Streptococcus da Positivo?

Pergunta de Cátia Barros em 03-10-2025
(10 votos)

Toda mulher com teste do cotonete positivo deve ser tratada com antibióticos no momento do parto. Sem antibióticos, cerca de 1 em cada 200 bebês fica doente com o Streptococcus agalactiae.

É normal dar positivo para Streptococcus?

O strepto positivo vaginal e anal pode estar presente na gestante pois faz parte da flora vaginal de muitas mulheres. Por um tempo, houve uma recomendação para se colher esse exame no pré-natal e, em caso de resultado positivo, era necessário o uso de ampicilina no trabalho de parto.


O que fazer quando Streptococcus positivo?

“A gestante com streptococcus B positivo não deve esperar um período muito prolongado em casa. Ela deve ir ao hospital ou à maternidade um pouco antes, para que possa ser avaliada. Se o trabalho de parto estiver, de fato, em andamento, o médico deve iniciar o esquema de antibiótico”, completa.

O que acontece se o exame do cotonete der positivo?

Exame do cotonete na gravidez

Caso o exame seja positivo, o médico verifica se há sintomas de infecção e, caso seja necessário, pode indicar a realização do tratamento, que é feito por meio da administração diretamente na veia de antibiótico algumas horas antes e durante o parto.

Quem tem a bactéria Streptococcus pode fazer parto normal?

Fique atenta: o resultado positivo no exame para estreptococos do grupo B não exclui a opção do parto normal.

Preciso me preocupar com estreptococo na gravidez?


25 curiosidades que você vai gostar

O que causa a bactéria Streptococcus na gravidez?

A infecção bacteriana pode ser transmitida para o bebê durante o parto normal – quando o pequeno está passando pela vagina da mãe, região onde vivem os estreptococos do grupo B. Os sintomas que indicam que o bebê foi infectado são febre, choro constante, recusa alimentar e muito sono.

O que a bactéria Streptococcus pode causar no bebê?

Como se pega: a bactéria está presente na vagina da mulher e pode contaminar o líquido amniótico ou ser aspirada pelo bebê durante o parto. Doenças que pode causar: o S. agalactiae pode representar risco para o bebê após o nascimento, podendo causar sepse, pneumonia, endocardite e até meningite.

O que a bactéria Streptococcus pode causar?

Estreptococos são microrganismos aeróbios Gram-positivos que causam muitos distúrbios, incluindo faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite. Os sintomas variam com o órgão infectado.

Como se contrai a bactéria estreptococos?

A bactéria pode ser transmitida pelo contato com lesões de pele infeccionadas ou gotículas de saliva expelidas pela boca ou PELO nariz.



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com