No entanto, a falta de um condicionamento adequado e a prática equivocada de determinados exercícios estão entre as causas mais comuns de lesões. Entre elas, as entorses ou torções no joelho e tornozelo, com consequente comprometimento de tendões e ligamentos dessas articulações, são as mais frequentes.
Os motivos para o surgimento de lesões são variados e incluem fraqueza dos músculos, tendões e ligamentos, métodos de treinamento incorretos (incluindo overtraining) e anomalias estruturais que forçam mais determinadas partes do corpo em detrimento de outras.
Habitualmente, uma lesão causada pelo desporto deve-se a métodos de treino incorrectos, anomalias estruturais que forçam certas partes do corpo mais do que outras e fraqueza dos músculos, tendões e ligamentos.
As lesões esportivas mais comuns em academias são as chamadas lesões de grau I, ou seja, são pequenos estiramentos musculares em áreas específicas do corpo que possuem tratamento e recuperação rápidos e sem grandes consequências.
Esforço excessivo. Trauma por impacto (por exemplo, quedas e placagens) Fraturas e deslocamentos. Entorses (lesões nos ligamentos) e estiramentos (lesões musculares)
Ou seja, pode ser uma pancada, uma batida ou uma lesão por um movimento brusco ou por desaceleração do movimento. As lesões podem ser divididas, ainda, em dois grandes grupos: traumáticas ou por sobrecarga. “As lesões traumáticas ocorrem devido a um acidente, como quedas, torções ou pancadas (trauma direto).
Ou seja, pode ser uma pancada, uma batida ou uma lesão por um movimento brusco ou por desaceleração do movimento. As lesões podem ser divididas, ainda, em dois grandes grupos: traumáticas ou por sobrecarga. “As lesões traumáticas ocorrem devido a um acidente, como quedas, torções ou pancadas (trauma direto).
Como prevenir as lesões esportivas? Independentemente da idade ou do motivo da prática de esportes, antes de iniciar as atividades, o mais indicado é procurar orientação médica e fazer todos os exames para ter certeza de que os exercícios são de fato recomendáveis.
As lesões desportivas são muito frequentes entre os praticantes de exercício físico. Só para ter uma ideia, seis em cada dez pessoas que iniciam um programa de treino, acabam por desistir durante as primeiras 6 semanas devido à contração de lesões. Mas estas lesões podem ser evitadas se tiver alguns cuidados adicionais.
Os músculos frios e rígidos tornam-se mais propensos a contrair lesões. Por esta razão é importante fazer exercícios de aquecimento que, tal como se percebe ajudam a elevar a temperatura dos músculos, tornando-os mais flexíveis e, consequentemente, menos para suscetíveis a ruturas.
Diversos fatores podem ter relação com o risco dessas lesões, indo desde o esporte praticado até o tipo de atividade física, o histórico de lesões anteriores e outros fatores que culminam no afastamento do indivíduo da prática de certos esportes.
Como ocorre a ligação molecular?
Quanto custa trazer um container dos EUA para o Brasil?
Quais são os alimentos que contém proteínas?
É normal ficar roxo depois do Microagulhamento?
Quanto tempo o minoxidil tem que ficar no cabelo?
Quantas cervejas que um ser humano pode beber durante o dia?
Quais são os números Fibonacci?
Quanto um escritor ganha no Kindle?
Quanto tempo é válido um laudo médico?
Quantas horas por dia trabalha um contador?
O que é bom para infecção no sangue?
Como personalizar a tela inicial do iPhone?
O que se deve ter em uma introdução?
Para que serve o quartzo verde?
Quais são as 5 cidades mais antigas do Brasil?
Qual é a função da cauterização no cabelo?