Gênero textual: artigo de divulgação científica.
Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.
Dessa forma, as girafas adquiriram esse aspecto de longo pescoço devido ao fato de alimentarem-se das folhas das copas das árvores. Essas, consequentemente, tornaram-se escassas em uma determinada altura, fazendo com que as girafas esticassem cada vez mais seus pescoços para alcançarem as folhas mais altas.
Por causa da sua altura, de até 5,5 metros, elas conseguem extrair a umidade de que necessitam das folhas de árvores, como acácias e mimosas, que alcançam com a boca.
A estrutura dos textos de divulgação científica pode variar a depender do assunto ou assuntos tratados, dos dados e conceitos que serão abordados, além das interferências contextuais, como o público-alvo e o veículo de divulgação. Entretanto, é possível identificar uma organização básica comum a esse gênero.
30 curiosidades que você vai gostar
As principais características dos textos de divulgação científica são : Compreende uma prática social e, além disso, é constituído a partir da fusão de diferentes domínios discursivos, a saber: o discurso de cunho científico, o jornalístico e o quotidiano.
Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade. No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético, por exemplo.
As girafas geralmente comem as folhas das partes mais altas das árvores, inacessíveis a outros herbívoros, e portanto o seu pescoço grande conferiu uma vantagem por evitar a competição com outros animais, que se alimentam de arbustos mais pequenos.
Para os darwinianos, as girafas nascem, ao acaso das variações entre indivíduos, dotadas de pescoços longos ou curtos. As girafas que têm o pescoço mais longo estão melhor adaptadas a seu meio ambiente e se reproduzem com mais êxito: essa é a seleção natural.
Para que serve a bomba d'água auto aspirante?
Como ligar uma fonte chaveada de 12v?
Como ligar para o Detran de SP?
Como linkar uma página HTML a outra?
Quais as diferenças entre as pregas vocais falsas e verdadeiras?
Como ligar o motor Buffalo a gasolina?
O que pode ser gânglios no pescoço?
Como aliviar a dor do nervo ciático inflamado?
Quais são as habilidades da BNCC?
Como ver as constelações de um dia?
O que é bom para fungos na pele?
Como saber se a grandeza e inversamente proporcional?
Porque cresce pele embaixo da unha?
Como identificar famílias botânicas?
Como fazer um texto contornar uma imagem no Word?