Afirma-se que vem do vocábulo português barroco, uma pérola embutida nas rochas e que apresenta uma aparência irregular. Segundo outra avaliação, provém do francês baroque, que equivale a irregular, extravagante ou bizarro.
Literatura. Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma. ... Desse modo, o estilo configura-se, basicamente, na aproximação dos opostos.
A Bahia foi palco das primeiras manifestações do estilo barroco no Brasil, principalmente pelo fato de ser o centro econômico, político, cultural e comercial do país naquela época. Vale lembrar que o Brasil ainda era colônia de Portugal nesse período, e Salvador era a capital.
1600
Barroco/Começou aproximadamente
Do francês boroque, que significa “irregular”. Existem diversas hipóteses sobre a real origem do termo “barroco”. ... No século XVIII, a palavra barroco começou a ser associada a tudo o que era irregular, extravagante ou desigual, principalmente em referência às obras artísticas que surgiram após o período do Renascimento.
O Arcadismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no século XVIII. O movimento foi caracterizado pela valorização da vida bucólica, vivida no campo e com simplicidade. O Arcadismo também valorizava muito os elementos da natureza.
As manifestações barrocas têm como contexto histórico a ocorrência da Reforma e da Contrarreforma, as quais agitaram, sobretudo, a Europa a partir do século XVI.
O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos, o estilo barroco dominou a arquitetura, a literatura, a pintura e a música no século XVII e as primeiras décadas do século XVIII. O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade.
Características do barroco na arquitetura: monumentos religiosos cheios de curvas e irregularidades; combinação entre a escultura e pintura; aversão a formas retilíneas, utilizando colunas curvadas, que dão a ideia de movimento;
No Brasil, o Barroco (1601-1768) foi inaugurado pelo livro Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira (1561-1618). No entanto, os principais autores desse estilo no país são Gregório de Matos (1636 ...
As mudanças introduzidas pelo espírito barroco se originaram, pois, de um grande respeito pela autoridade da tradição clássica, e de um desejo de superá-la com a criação de obras originais, dentro de um contexto que já se havia modificado profundamente em relação ao período anterior.
Ainda que alimentado pelo movimento contrarreformista, o Barroco não se limitou ao mundo católico, afetando também áreas protestantes como a Alemanha, Países Baixos e Inglaterra, mas por outros motivos, descritos adiante.
Qual a melhor forma de ler um texto difícil?
Como são demarcadas as fronteiras brasileiras?
Como levar banana para a escola?
Como são debitadas as contas de patrimônio líquido?
O que mostra o eletro do coração?
Quais são as funções psicológicas superiores?
Como são as fossas residenciais?
Como são distribuídos os líquidos no corpo humano?
Como recuperar orelha caída de cavalo?
São delimitados os fusos horários de um país?
Como deixar a suspensão da XRE mais macia?
Como saber o significado do nome da minha rua?
Como usar ampola Senscience V6?
Quais são os tipos de cuidados com relação a direção defensiva?