A dança nasceu com os primeiros seres humanos. Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão. Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história.
A dança foi uma das primeiras demonstrações expressivas do ser humano. Surgiu ainda na pré-história, como consequência de experimentações corporais, como bater os pés no chão e bater palmas. A partir das descobertas de novos sons, ritmos e intensidades sonoras, as pessoas foram combinando movimentos do corpo.
A dança surgiu a partir de rituais religiosos que eram realizados em celebração e agradecimento aos deuses antigos. Os primeiros registros das danças antigas datam de mais de dois mil anos antes de Cristo no Egito. Toda a dança necessita de um espaço, que pode ser um palco, um teatro ou algum outro ambiente.
Foi no ano de 2.000 a.C. no Egito, no meio do deserto que surgiram as danças da chuva. Essa dança é conhecida não só no Egito, mas em muitas outras tribos e lugares. Foi aproximadamente em 4.000 a.C. que a técnica da dança começou a aparecer.
A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
Marco Antônio Perna (2002) relata que a dança de salão, uma forma de dança a dois, surgiu na Europa, no Renascimento, e já no século XV tornou-se muito apreciada tanto por plebeus, quanto por nobres. Os nobres da França conheciam outras formas de dança a dois, como: a gavota e o minueto.
A dança representa, ainda, uma forma instintiva de comunicar-se usando o corpo por meio de padrões próprios de movimento. A dança ajuda a aumentar a resistência imunológica, a energia vital, a nossa disposição, a confiança e a alegria de viver, sendo fundamental como arte e como terapia.
A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos
Esse tipo de dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão. Na Grécia antiga, a dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos deuses. Uma das danças mais descritas na Antiguidade era aquela que se usava para as festas do Minotauro ou do deus do vinho, Baco.
Basicamente, podemos diferenciar dois tipos de dançar na Idade Média: em pares, em roda ou formando cadeias. Será este tipo de baile que dará origem às danças cortesãs e mais tarde, ao balé, como o entendemos hoje. Dança no Renascimento (sécs.
A dança nasceu com os primeiros seres humanos. Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão. Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história. A dança é uma expressão artística que usa o corpo como instrumento.
São exemplos de comportamentos sociais?
O que vestir em entrevista de emprego?
Com quantos meses a moleira fecha?
Quem já teve trombose pode viajar de avião?
O que quer dizer jajaja em espanhol?
O que é corrida de resistência no atletismo?
Quem criou o atletismo e em que ano?
Para que serve o recife de coral?
Quem tem hérnia de disco Extrusa pode se aposentar?
Quais os sintomas de uma doença degenerativa?
Quando a Heineken veio para o Brasil?
O que é preciso para emitir nota fiscal MEI?
Com quantos anos pode ter instagram?
Como tirar um print screen no Android?