Concluímos então que o casamento é um contrato especial de direito de família. É negócio jurídico bilateral pois formado e guiado pela vontade das partes, mesmo que com normas e contornos legais/externos que não desconstituem sua junção de acordo entre os dois, como dito.
A doutrina apresenta três teorias com relação ao casamento, a contratualista, a institucionalista e a eclética. ... Assenta-se na convicção de que o casamento é a “célula mater” da sociedade, e de interesse público, assim, a instituição do casamento dá-se por ação do juiz.
O casamento é um ato jurídico solene pelo qual duas pessoas se unem sob as formalidades da lei, de sorte a criarem uma família, daí advindo efeitos jurídicos pessoais e patrimoniais. Pode também o casamento ser entendido como uma convenção social, sendo a família um fato decorrente e natural, daí advindo.
Alguns autores dizem que o casamento é um “contrato de adesão”, porque seu aceite implica a aderência de ambos os contratantes quanto ao que se define no artigo 231 do Código Civil, sendo possível aos cônjuges somente dispor a respeito do regime de bens do casal. ...
Natureza jurídica e Legalidade da cobrança de taxa pela reprodução pública de músicas pelo ECAD em casamentos. ... Determinado o que é execução pública, insta salientar que tal reprodução é passível de cobrança pelo ECAD, na forma da lei 9610/98, enquanto a execução privativa é imune.
38 curiosidades que você vai gostar
NATUREZA JURÍDICA DO CASAMENTO
A teoria Contratualista, acolhida pelo código Napoleão, e que flo- resceu no século XIX, defende que o casamento seja um contrato inter pars possuindo validade e eficácia que decorrem exclusivamente da vontade dos nubentes, enquanto ele existir.
A natureza jurídica do emolumento notarial e registral reveste-se, portanto, de essência privatística, funcionando como uma contraprestação remuneratória, salarial, de propriedade do notário e registrador, e que tem como fim o cometimento dos seus misteres públicos e sociais.
A natureza jurídica é um conceito que busca explicar o princípio ou a essência de um instituto jurídico, ou seja, de uma medida, situação ou um fato que existe no Direito. ... Assim, a partir destas características, a natureza jurídica é utilizada para fazer a classificação dentro de uma determinada categoria.
O direito de família constitui o ramo do direito civil que disciplina as relações entre pessoas unidas pelo matrimônio, pela união estável ou pelo parentesco, bem como os institutos complementares da tutela e curatela, visto que, embora tais institutos de caráter protetivo ou assistencial não advenham de relações ...
Quanto tempo leva para se tornar um oficial do Exército?
Quais os principais tipos de sistemas distribuídos?
Qual foi o império que conquistou mais territórios na história?
Como é um acasalamento de um canguru?
Pode pagar a fatura no dia do fechamento?
Quais são os países que fazem parte da África Meridional?
O que é necessário para fazer o georreferenciamento?
Qual polígono tem dois pares de lados paralelos?
Qual o suco digestivo produzido pelo intestino delgado?
Qual a ordem de ligação do F2?
Quem trouxe o chá para o Brasil?