Composição química do Petróleo: Esta matéria é composta por produtos nitrogenados e sulfurados (derivados do nitrogênio e enxofre), oxigênio e matéria orgânica decomposta. É considerado uma mistura de hidrocarbonetos porque seus derivados possuem de 1 a 38 carbonos em suas cadeias estruturais, como também hidrogênio.
Para não virar bagunça, instituíram-se dois tipos como referência: um é o WTI, produzido no West Texas – principal região petrolífera dos Estados Unidos – e negociado no mercado de Nova York. O outro petróleo-referência é o do tipo Brent, também leve, e produzido no Mar do Norte, na Europa, e negociado em Londres.
Por fim, quanto ao teor de enxofre, o petróleo pode ser classificado como doce ou ácido. São classificados como ácidos os óleos com percentual de enxofre superior a 0,5%; estes têm seu valor comercial reduzido devido a corrosividade e toxicidade do enxofre, que Page 4 4 resultam em maiores custos no processo de refino.
A classificação do tipo de petróleo pode ser:
Durante a combustão dentro dos motores a diesel, o trióxido de enxofre, pode formar ácido sulfúrico ao se juntar com a água, podendo vir a corroer partes metálicas do motor. Se a concentração de enxofre for alta, as emissões também serão elevadas, principalmente as de SO2 e SO3, que provocam danos à saúde humana.
Impurezas ou contaminantes são encontrados no petróleo, derivam de elementos como enxofre (sulfetos, dissulfetos, benzotiofenos e mercaptanas), oxigênio (ácidos naftênicos), nitrogênio (piridina e pirrol), e metais (ferro, zinco, cobre, chumbo, molibidênio, cobalto, arsênio, manganês, cromo, sódio, níquel Page 4 e ...
Como consequência, as características dos tipos de petróleo serão diferentes, de acordo com essas quantidades. No entanto, a quantidade relativa dos compostos individuais dentro de uma mesma classe de hidrocarbonetos apresenta pouca variação, sendo aproximadamente da mesma ordem de grandeza para diferentes tipos de petróleos.
Além disto, há os não hidrocarbonetos que são os contaminantes. A forma mais simples de caracterizar o petróleo é quantificar os compostos de acordo com a faixa de temperatura em que estes entram em ebulição. Utilizando-se de processo de destilação fracionada de uma amostra é possível separar em fraçõesou cortes.
Composição química do petróleo O petróleo é uma substância natural formada por vários compostos orgânicos, especialmente, hidrocarbonetos. Alguns dos hidrocarbonetos encontrados no petróleo são: metano (CH 4), butano (C 4 H 10) e octano (C 8 H 18). De acordo com sua composição, o petróleo é classificado em:
O petróleo é um produto líquido, escuro e viscoso, constituído por uma mistura complexa de hidrocarbonetos (compostos orgânicos de carbono e hidrogênio). Como se originou? A formação das jazidas petrolíferas tem sua origem no depósito de micro-organismos animais e vegetais de centenas de milhares de anos, no fundo dos oceanos.
Quantas horas tem uma extensão universitária?
Para que serve o óleo de alta rodagem?
Qual o melhor limoncello italiano?
Quanto custa habilitação AEB 2022?
Qual é a natureza jurídica dos direitos reais?
Precisa declarar movimentação bancária?
Qual é o mínimo de linhas da redação do Enem?
Quanto tempo de resguardo de uma cesariana com laqueadura?
O que é sujeito elíptico exemplos?
Quanto de peso uma pessoa pode perder em um mês?
Como calcular 8 elevado a 1 3?
Qual é a segunda cerveja mais vendida do Brasil?
Qual a função das excludentes de responsabilidade civil?
O que é bom para limpar placa de bruxismo?
Como suspender ação de execução de título extrajudicial?
Quando chega a pulseira do Lolla?
Qual a melhor tinta látex ou acrílica?