Para movimentarem-se adequadamente, os tubarões fazem movimentos potentes em seu tronco e em sua barbatana caudal. Além da nadadeira caudal, os tubarões contam com barbatanas dorsais, peitorais e pélvicas.
Sua movimentação é garantida graças aos movimentos potentes que ele faz com seu tronco e com sua barbatana caudal. Possui ainda barbatanas dorsais que atuam como estabilizadoras e as barbatanas peitorais e pélvicas que auxiliam na realização de manobras. Os tubarões não possuem bexiga natatória.
Seu corpo é fusiforme, sua pele, áspera e resistente, é recoberta por escamas placoides, cujas formas e distribuição aumentam a eficiência da natação – fato que os auxilia na busca por suas presas.
Uma vez terminado o “namoro”, os tubarões têm um problema para resolver: contrariamente ao que acontece com a maioria dos peixes, os tubarões reproduzem-se através de fertilização interna. ... Geralmente, os tubarões acasalam lado-a-lado, mas ocasionalmente as fêmeas ficam por baixo dos machos, de barriga para cima.
O tubarão-branco que, apesar da fama de comedor de gente, possui uma dieta voltada para o consumo de peixes e animais de grande porte como as focas e leões marinhos. Entram também na lista as tartarugas marinhas, crustáceos, como os caranguejos e as lagostas, além de cardumes de peixes, pássaros marinhos e moluscos.
34 curiosidades que você vai gostar
Tubarões não possuem ossos, eles têm cartilagem. ... A pele dos tubarões também é diferenciada. Além de ser mais grossa e resistente, geralmente é acinzentada, coberta por escamas em formato de dentes, conhecidos por dentículos.
Tubarões e outros peixes cartilagíneos (raias e quimeras) possuem esqueletos feitos de cartilagem e tecido conjuntivo. A cartilagem é flexível e durável e tem cerca de metade da densidade do osso. Isto reduz o peso do esqueleto, poupando energia.
O caso do tubarão branco e de outras espécies de tubarões é muito curioso, eles dormem em movimento mas não porque se sentem ameaçados. O tubarão possui braquias e é através delas que respiram. ... Por esse motivo, precisam estar em contante movimento para respirar e não podem parar para descansar.
A espécie se reproduz em águas temperadas. A fêmea bota de quatro a 10 ovos, que ficam alojados no útero até eclodirem. É possível que o tubarão-branco assuma comportamento de canibalismo intra-uterino. Nesse caso, as vítimas são os próprios ovos que ainda não eclodiram, que são devorados pelos irmãos mais fortes.
Quais são as ligações covalentes?
Quais as características do clima?
Quantos saques gratuitos conta corrente caixa?
O que é cadeia de valor da inovação?
Quem fez cirurgia pode subir escada?
Pode colocar água quente no vaso sanitário?
Qual é a religião dos Cuxitas?
Quantos docinhos serve 100 pessoas?
Como saber se a intolerância à lactose e severa?
Quantos pacotes vem na caixa de sulfite A4?
Qual o material mais resistente a tração?
O que são intervenções de enfermagem?
Em que casos a União pode intervir em um Estado?