O momento ideal de inseminar é no final do cio, quando a probabilidade de fecundação é maior devido a alta fertilidade da vaca.
Vale lembrar que, se o cio foi identificado pela manhã, a inseminação deve ocorrer na parte da tarde do mesmo dia. E se ocorrer no final da tarde, a inseminação deve ser realizada na manhã do dia seguinte.
60 dias A maioria das vacas pode ser inseminada com 40 a 60 dias após o parto, mas para isso temos que minimizar a ocorrência dos problemas peri-parto, que comprometem a involução uterina, e a perda de peso após o parto, para garantir que as vacas voltem a ciclar o mais cedo possível.
É muito importante você identificar o cio da vaca, porque esse cio se repete a cada 21 dias e ele tem duração média de 14 a 15 horas somente. Nesse momento a vaca aceita monta e nesse momento você tem que entrar com a monta natural ou com a inseminação artificial.
O intervalo médio entre o parto e a concepção é de dias. Quanto mais cedo ocorrer a concepção, maior será o número de crias e maior será a produção de leite por dia de intervalo de partos e durante a vida produtiva do animal.
injeção intracitoplasmática de espermatozoides A técnica utilizada é a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), em que o espermatozoide é introduzido diretamente no óvulo. Os embriões formados são cultivados em laboratório e são transferidos para o útero da mulher em D3 (terceiro dia de desenvolvimento) ou blastocisto (D5 – quinto dia).
Passo-a-passo da Inseminação Artificial
A inseminação artificial é uma técnica de reprodução em que o sêmen de um touro é depositado no aparelho reprodutivo da vaca pelo homem, com a utilização de equipamentos específicos, com o objetivo de fecundar uma fêmea sem o contato físico do macho.
O momento ideal de inseminar é no final do cio, quando a probabilidade de fecundação é maior devido a alta fertilidade da vaca. Um método prático e com ótimos resultados é o proposto por Trimberger: Vacas observadas em cio a tarde deverão ser inseminadas no início da manhã seguinte.
As vacas que estiverem no cio devem ser identificadas e, no final deste, deve ser realizada a inseminação, utilizando um método prático que é: vacas que apresentam cio pela manhã, devem ser inseminadas na tarde do mesmo dia; vacas que apresentam cio a tarde, devem ser inseminada na manhã seguinte (recomenda-se intervalo de 12 horas).
Uma correta observação do cio é fundamental para o sucesso da inseminação. Em geral recomenda-se 2 ou mais observações diárias. Uma no início da manhã e outra no final da tarde, durante no mínimo 60 minutos cada. As vacas que estiverem no cio devem ser separadas, ou ter sua identificação anotada para posterior inseminação.
Antes de se realizar a inseminação artificial propriamente dita, o inseminador deverá fazer o reconhecimento do cio da vaca. Uma correta observação do cio é fundamental para o sucesso da inseminação. Em geral recomenda-se 2 ou mais observações diárias.
Qual o fio negativo do chuveiro?
Quando é preciso fazer cambagem?
Como ver se um texto tem plágio?
O que estudar para o concurso de agente administrativo?
Como emitir boleto TCFA Ibama?
Como passar músicas do YouTube para o Play Music?
Como saber se tem pixel morto?
Como saber se o cristal é real?
Como fazer a prova da ANAC para mecânico?
Quanto é preciso tirar no Enem para passar em Nutrição?
Como saber com quem a pessoa está falando pelo WhatsApp?
Quais são os dentes que precisam de aparelho?
Qual o curso que mais aprova na Epcar?
Como saber se o ombro está com luxação?