O método mais simples é esfregando com sabão neutro e água fria por alguns minutos, enxaguar e repetir até que limpe toda tinta (obs: quanto mais rápido você conseguir lavar após se sujar de tinta, mais fácil será para removê-la de suas mãos).
Aplique acetona com um algodão para dissolver a tinta. O papel ficará cinza e embaçado, mas uma escrita ou uma nova impressão deve ficar perfeitamente visível em cima desse embaçado. Mantenha a acetona longe de fontes de calor, já que é inflamável.
No entanto, se o seu papel for mais espesso, como papel de desenho pesado ou papel de parede, é possível remover a tinta da superfície para que você possa usá-lo novamente. Misture bicarbonato de sódio e água até obter uma pasta fina.
Aplique a pasta na tinta sobre o papel. Esfregue delicadamente, não muito forte. Se você esfregar muito, você pode danificar ou rasgar o papel. Após a limpeza com o bicarbonato de sódio, deixe o papel secar. Se o bicarbonato de sódio não remover a tinta, umedeça seu pano em um pouco de álcool.
Use uma lâmina simples para apagar a tinta. A técnica funciona melhor na tinta de impressora e deve ser usada apenas quando é preciso remover uma letra ou outra. Segure a lâmina na vertical do papel e esfregue suavemente. Não pressione com força ou vai soltar lâminas de papel.
Este artigo foi visualizado 39 551 vezes. Tinta de impressora pode aderir às fibras do papel e ser absorvida tão profundamente que é mais difícil de ser removida do que tinta de caneta. Porém, contanto que você não queira um papel perfeitamente branco, há vários métodos que você pode experimentar.