A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.
A lógica determina a organização e a validade do pensamento e dos enunciados linguísticos. Na contemporaneidade, Gottlob Frege revolucionou a lógica ao misturar elementos matemáticos e linguísticos para o entendimento de enunciados e ao distinguir as noções de sentido e referente.
Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.
Lógica é um substantivo feminino com origem no termo grego logiké, relacionado com o logos, razão, palavra ou discurso, que significa a ciência do raciocínio.
A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.
37 curiosidades que você vai gostar
Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
...
Raciocínio LógicoDedução corresponde a determinar a conclusão. ... Indução é determinar a regra. ... Abdução significa determinar a premissa.
O estudo da lógicaLógica informal é o estudo da argumentação em língua natural. ... Lógica formal é o estudo da inferência com conteúdo puramente formal. ... Lógica simbólica é o estudo das abstrações simbólicas que capturam as características formais da inferência lógica.
É marcado por três características principais: é mediato, é demonstrativo (dedutivo ou indutivo), é necessário. Três proposições o constituem: premissa maior, a premissa menor e a conclusão.
...
Proposição e as categoriasSubstância;Quantidade;Qualidade;Relação;Lugar;Tempo;Posição;Posse;
O objeto da lógica é a proposição, uma proposição é constituída por elementos que são seus termos; substância; quantidade; qualidade; relação; cugar; tempo; posição; pose; ação; paixão ou passividade. São elas a extensão e a compreensão.
A lógica, como estudo e identificação das formas válidas e corretas na linguagem, também se dedica a identificar e qualificar aquilo que não possui uma validade formal coesa e correta. A palavra que nomeia essas situações de não correção da forma daquilo que foi enunciado pela linguagem é falácia.
Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. A lei da não-contradição diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e a lei do terceiro excluído diz que qualquer afirmação da forma *P ou não-P* é verdadeira.
Alguns exemplos de lógicas não-clássicas alternativas são: as lógicas não reflexivas (que não admitem o princípio da identidade), as lógicas intuicionistas (que por exemplo negam o teorema p ∨ ¬p da lógica clássica), as lógicas multivaloradas (também denominadas lógicas paracompletas quando negam o princípio do ...
-Formal: não se preocupa com o conteúdo do que foi pensado, mas sim com a forma pura do pensamento, expressa pela linguagem. -Propedêutica: é o conhecimento prévio que devemos ter antes de iniciar uma investigação filosófica ou científica.
A dedução é um processo de raciocínio lógico que parte de uma certeza para a interpretação de dados ou fatos (da causa para os efeitos). Já a indução é o processo inverso, parte-se de dados ou fatos semelhantes para a definição de uma certeza comum (dos efeitos para as causas).
A proposição existencial declara a existência, posição, ação ou paixão do sujeito: "Um homem é (existe)". Por isso, não necessita de predicado. A proposição predicativa declara a atribuição de alguma coisa a um sujeito por meio do verbo de ligação é: "Um homem é justo".
A lógica formal ou menor compreende três partes, que tratam da apreensão e do termo, do juízo e da proposição, e do raciocínio e da argumentação.
Na filosofia aristotélica, existem dois processos centrais que delimitam o conhecimento: a lógica e a dialética. A lógica busca fundamentação na demonstração cabal do que foi enunciado e nos chamados axiomas. Já a dialética assenta-se na opinião, mas em um tipo específico de opinião: a endoxa (boa opinião).
Dialética é um debate onde há ideias diferentes, onde um posicionamento é defendido e contradito logo depois. ... A dialética propõe um método de pensamento que é baseado nas contradições entre a unidade e multiplicidade; o singular e o universal; o movimento da imobilidade.
“Todos os homens são mortais. Antônio é homem. Logo, Antônio é mortal”. “Logo, Antônio é mortal” (conclusão).
Lógicas não clássicas (e às vezes lógicas alternativas) são os sistemas formais que diferem de maneira significativa dos sistemas lógicos padrão, como a lógica proposicional e predicado. Existem várias maneiras em que isto é feito, inclusive por meio de extensões, desvios e variações.
Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órganon) para o correto pensar. O objeto da lógica é o silogismo. Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão.
A lógica difusa ou lógica fuzzy é a forma de lógica multivalorada, na qual os valores verdade das variáveis podem ser qualquer número real entre 0 (correspondente ao valor falso) e 1 (correspondente ao valor verdadeiro), diferentemente do que se verifica na lógica booliana (também chamada, às vezes, lógica nítida), ...
Um Sistema de Inferência Fuzzy (SIF) é um tipo especial de Sistema Baseado em Conhecimento (SBC). A Base de Conhecimento é composta de um conjunto de regras fuzzy. A Máquina de Inferência implementa um mecanismo de inferência fuzzy.
O conceito "fuzzy" pode ser entendido como uma situação onde não podemos responder simplesmente "Sim" ou "Não". Mesmo conhecendo as informações necessárias sobre a situação, dizer algo entre "sim" e "não" como por exemplo "talvez", "quase", .... se torna mais apropriado.
As características da lógica fuzzy que merecem destaque são: o Modelagem de problemas complexos: capazes de lidar com proclemas complexos, com propriedades não-lineares; o Modelagem cognitiva: Têm habilidate de codificar o conhecimento de forma similar ao modo como os especialistas expressam o processo de decisão.
Como fica o nariz depois da cirurgia de desvio de septo?
Quem vai ser o primeiro trilionário do mundo?
Qual a diferença entre CPA-10 CPA 20 e CEA?
Pode passar cal na parede antes de pintar?
Qual o melhor remédio para dar ânimo?
Qual a probabilidade de um raio cair em cima de uma casa?
Como calcular distância euclidiana Python?
O que faz a pessoa tomar glicose?
Qual pode ser a possível ação do juiz quando ocorre uma ausência de uma das partes na audiência?
É normal cair 150 fios de cabelo por dia?
Quanto pesa o maior caranguejo do mundo?
O que é gratificação legal CLT?
Por que comer de 3 em 3 horas?
O que é estabilidade corporal?
Qual a importância das bibliotecas no mundo atual?