O papel social das bibliotecas, além da disseminação da informação, é também, a inserção das comunidades em geral ao conhecimento e suas práticas.
A biblioteca pública tem como função proporcionar o desenvolvimento intelectual, proliferar o conhecimento e preservar a cultura local, sendo um espaço físico de fundamental importância para o desenvolvimento da comunidade e região.
A tarefa específica das bibliotecas consiste em adquirir, organizar, oferecer e conservar o material à disposição do público, independentemente do respectivo suporte (papel, cassette, CD-rom ou rede) de modo a que, em caso de necessidade, possa ser localizado e utilizado.
Local repleto de conhecimento
Durante o período escolar, onde há o desenvolvimento do aprendizado, é importante incentivar o hábito da leitura em crianças e jovens. Os livros estimulam a criatividade, a imaginação, a curiosidade, o contato com outras culturas e, claro, ajudam na escrita e na alfabetização.
A biblioteca como lugar de interação entre a leitura e o leitor, conservação e preservação da memória, mas, sobretudo, uma interseção entre esta e seus leitores e principalmente para estes, sejam dedicados todos os seus esforços, tanto no que diz respeito à organização e tratamento da informação como à disseminação da ...
29 curiosidades que você vai gostar
O uso adequado da biblioteca na escola, que presume a oferta de diferentes práticas leitoras, além de fortalecer a cultura de leitura e escrita, ensina o uso coletivo de bens públicos, no caso os livros, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a solidariedade e a cooperação.
A biblioteca desempenha importante papel social e cultural, atuando como agente transformador. Por meio das tecnologias, a informação pode ser adaptada a um formato que possibilite ao indivíduo não somente o acesso, mas a compreensão do conteúdo.
Outro benefício da biblioteca escolar é que esse espaço incentiva o interesse pela leitura e facilita o processo de alfabetização. Além disso, por meio da leitura, ela também auxilia no desenvolvimento de diferentes habilidades, como competências socioemocionais, imaginação e criatividade.
O principal objetivo da biblioteca infantil é despertar o gosto pela leitura, o espírito, a criatividade, o raciocínio lógico, proporcionar conhecimento, ampliar conceitos e visão de mundo, desenvolver valores, assim como melhor conhecer, promover e defender a Língua Portuguesa, estimulando a consciência da identidade ...
Mas as bibliotecas nas escolas são mais que um espaço destinado à leitura; esses locais representam uma aproximação real do aluno com a literatura, isto é, com as histórias orais, as cantigas de roda e as parlendas - versinhos com temática infantil tão difundidos em nossa cultura.
Pesquisas evidenciam a ausência de serviços de informação a comunidade em bibliotecas públicas e destacam que a função principal das bibliotecas públicas é a promoção da leitura para o público infantil, a oferta de espaço de estudos para o público jovem, além de empréstimo de livros e, em municípios de grande porte, o ...
As bibliotecas culturais assumem um papel muito importante na formação do repertório cultural da população. Elas são espaços democráticos de acesso à informação, locais onde as pessoas, de todas as classes sociais, podem construir e compartilhar conhecimentos.
Se reconhecemos que a função mais importante da biblioteca é facilitar o acesso à cultura escrita, assegurar a leitura como direito, é preciso considerar antes algumas reflexões sobre o valor que a sociedade concede à leitura, à escrita e ao livro, e se eles fazem parte dos bens considerados essenciais à existência ...
Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento.
Sessões de leitura em grupo na biblioteca, com os alunos sentados em rodas ou nas almofadas e pufes espalhados pelo local, contribuem para o estímulo à imaginação durante a leitura, tornando o espaço mais agradável e atrativo para os pequenos.
Estimular o aluno a frequentar uma biblioteca é fundamental no processo de formação de leitores, pois é uma maneira de dar um direcionamento ao leitor, é como dizer, o conhecimento existe, está ao seu alcance para que no momento que achar necessário possa buscá-lo.
É através dela que se consegue, por exemplo, aprimorar o vocabulário; dinamizar o raciocínio, a interpretação e a comunicação; informar-se, adquirir novos conhecimentos e atualizar-se. A leitura trata-se, ainda, de uma prática associada ao lazer para a maioria das pessoas que a tem como um hábito.
Para trabalhar em uma biblioteca pública, seja ela federal, estadual ou municipal, também é obrigatório prestar concurso público. As provas se modificam a cada edital, claro, mas geralmente são pedidos conhecimentos em língua portuguesa, matemática, informática, além de legislação, conhecimentos gerais e específicos.
A leitura literária promove uma nova dinâmica, pois aproveita e potencializa a curiosidade, a inquietude, o desejo e a criatividade dos leitores.
As bibliotecas especializadas da administração pública federal prestam serviços de guarda e preservação da memória institucional, atendem às necessidades informacionais especializadas de suas mantenedoras – por meio do fornecimento de subsídios informacionais para o processo de tomada de decisão e de formulação de ...
As principais são: Iluminação: um dos problemas das bibliotecas escolares é a iluminação do local. Ambientes escuros não despertam o interesse do aluno e tornam mais difícil a circulação na biblioteca. Se possível, é interessante investir em luz natural e em luminárias específicas para os locais destinados a leitura.
Das 152.251 escolas de ensino fundamental, 52.355 tem bibliotecas (e 99,8 mil não têm); no ensino médio, das 25.923 escolas, 18.751 tem biblioteca (7,1 mil não têm).
Nem todo mundo que trabalha em uma biblioteca é um bibliotecário. Os bibliotecários devem ter um diploma em Biblioteconomia. Bibliotecários de referência e bibliotecários infantis trabalham diretamente com o público. O mesmo vale para os bibliotecários que trabalham em bibliotecas volantes/circulantes.
8 dicas para organizar a biblioteca escolarEntenda a função da biblioteca na sua instituição de ensino.Organize os livros por assunto e por ordem alfabética.Tenha o catálogo disponível virtualmente.Invista na infraestrutura.Planeje uma decoração coerente.Tenha um responsável pela organização.
No Brasil, a maioria delas é organizada de acordo com o Sistema Decimal de Dewey. Criado pelo bibliotecário norte-americano Melvil Dewey em 1876, ele utiliza três dígitos principais para classificar o tema de cada livro. ... Os padrões Dewey e Cutter são universais, mas as bibliotecas os aplicam de maneira independente.
Qual o mecanismo de ação dos corticoides?
Como inverter tela TV Panasonic?
Como os coliformes fecais afetam nossa saúde?
Como traduzir novel para português?
Como os astecas praticavam a agricultura?
Como que os animatronics se mexem?
Como podemos nos relacionar com Deus ou seja praticar nossa espiritualidade?
Como traduzir no Subtitle Edit?
Como os atuais Geografos veem o conceito de região?
Qual o objetivo de trabalhar com situações problemas?
Qual a data definida pelos cristãos para dar início à contagem do tempo?
Como trabalhar profissões no Bercario?
O que provoca a dilatação térmica dos corpos?
Como os coliformes fecais chegam até a água das praias?
Qual a melhor época para visitar a Polinésia Francesa?
Como os crimes cibernéticos podem afetar a vida de uma pessoa?