Grupos de reflexão é uma espécie de apoio psicológico emocional contribuindo, para que os indivíduos envolvidos possam lidar com medos, angustias preocupações e anseios.
As dinâmicas são de fundamental importância para o desenvolvimento dos grupos, pois, através destas pode-se observar vários fatores, como: relações interpessoais, angústias e situações que os sujeitos estão vivenciando.
tenha pelo menos 3 momentos básicos: -momento inicial: preparação do grupo. -momento intermediário: envolvimento com atividades variadas → reflexão e elaboração do tema. -momento de sistematização e avaliação do trabalho do dia.
O grupo operativo é um grupo centrado na tarefa que tem por finalidade aprender a pensar em termos da resolução das dificuldades criadas e manifestadas no campo grupal, e não no campo de cada um de seus integrantes, o que seria uma psicanálise individual em grupo.
A dinâmica de grupo é um facilitador no processo de desenvolvimento, crescimento e amadurecimento de um indivíduo, na medida em que no processo há uma abordagem das relações intergrupais, aprimorando a totalidade dos membros que são a junção do sentir, o pensar e o agir.
Segundo Alvis (2009), a intervenção psicossocial é um processo que visa aumentar a capacidade de desenvolvimento do ser humano, da família e da comunidade. ... Ela permite que os indivíduos exerçam controle e poder sobre o seu ambiente individual e social.
Ao organizar uma oficina pedagógica é importante dar atenção a detalhes como o ambiente, os materiais, teste dos equipamentos que serão utilizados, dinâmicas para o desenvolvimento da oficina, avaliação e divulgação.
De modo geral, os principais aspectos a serem considerados para compor o grupo são: ter a experiência relacionada ao tema e estar disposto a entrar nesse processo. Cabe ao psicólogo, ainda, observar mais a fundo o perfil do paciente e perceber se ele está em condições de participar.
A técnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações.
De acordo com Fernandes (2003), os grupos de reflexão têm sido utilizados em instituições formadoras da área da saúde e da educação e também em unidades de saúde ou hospitais e em órgãos de classe (conselhos de enfermagem, de serviço social, de psicologia dentre outros).
Pretendemos trazer aqui o relato de cinco sessões de uma modalidade operativa denominada grupo de reflexão, analisando seus benefícios para a formação do psicólogo, o tênue limite entre esse tipo de prática e a terapia de grupo, bem como aspectos ligados à função do coordenador do grupo.
A respeito dessa modalidade, Coutinho e Rocha (2007) afirmam que o trabalho do coordenador nos grupos de reflexão está voltado para intervenções que desencadeiam processos criativos e vivências inovadoras por meio do entendimento do fenômeno da transferência.
Zimerman (2002), por sua vez, lembra que a prática dos grupos de reflexão, à semelhança dos grupos operativos de Pichon-Rivière, se desenvolve operativamente sobre determinada tarefa e seu objetivo não é prioritariamente psicoterapêutico, embora efeitos e ressonâncias desse tipo possam ser produzidos.
O que acontece quando Matizamos o cabelo?
Qual é a primeira cor do mundo?
Como se chama uma pessoa que faz birra?
Quais são os efeitos da posse para os possuidores de má fé?
Qual o animal mais feroz da selva?
Qual é a largura de um caderno de 96 folhas?
Como ganhar dinheiro Call of Duty Mobile?
O que acontece se misturar sal com cloro?
Qual a maior potência de um inversor?
Qual a principal via de contaminação?
O que vício oculto e qual o prazo a ser aplicado no direito do consumidor?
Porque quando comemos pepino ficamos arrotando?
Qual melhor colchão D33 ou D45?
Porque está fazendo frio no verão 2022?