Qual é a etiologia da pneumonia?

Pergunta de Nádia Carolina de Martins em 30-05-2022
(24 votos)

As bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae são os principais causadores da enfermidade. No entanto, a pneumonia é geralmente causada por bactérias – e mais frequentemente pelo Streptococcus pneumoniae.

O que dá origem a pneumonia?

A pneumonia geralmente tem origem numa infeção do trato respiratório superior que se desloca para o trato inferior. A causa é geralmente uma infeção com vírus ou bactérias. Entre outras possíveis causas, menos comuns, estão fungos e parasitas, e causas não infecciosas como alguns medicamentos e doenças autoimunes.


Qual o agente etiológico da pneumonia pneumocócica?

O Streptococcus pneumoniae é o agente infeccioso que mais comumente causa pneumonia bacteriana em crianças e adultos. Segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), anualmente, cerca de um milhão de adultos contraem pneumonia pneumocócica e 5% a 7% morrem da doença.

Qual é o vetor da pneumonia?

Agentes causadores

A pneumonia pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou mudanças bruscas de temperatura, que comprometem o funcionamento dos cílios responsáveis pela filtragem do ar aspirado, o que acarreta em uma maior exposição aos micro-organismos causadores.

Qual é a fisiopatologia da pneumonia?

A fisiopatologia das pneumonias se resumem basicamente na infecção pulmonar após um agente infeccioso ter vencido as barreiras de defesa do hospedeiro, são elas: a filtração aerodinâmica, mucosa e epitélio da naso e orofaringe, depuração mucociliar, tosse, componentes celulares e funcionais do ambiente alveolar, ...

O QUE É PNEUMONIA? QUAIS SUAS CAUSAS E SINTOMAS?


21 curiosidades que você vai gostar

O que é a fisiopatologia?

Fisiopatologia é um ramo da medicina que se ocupa em estudar os fenômenos que provocam alterações anormais no organismo durante as doenças, com o objetivo de identificar as origens e as etapas de formações das patologias.

Como ocorre a fisiopatologia da bronquite?

Esta doença é caracterizada por tosse com expectoração mucosa que dura pelo menos três meses, com episódios recorrentes durante pelo menos dois anos consecutivos. A irritação constante provocada pelo fumo do tabaco é a base da fisiopatologia da bronquite crónica.

Como contraí pneumonia?

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

Como é a ausculta da pneumonia?

Ausculta pulmonar: Poderá ou não haver alterações como redução ou abolição do murmúrio vesicular, ocorrência de sopro tubário, presença de crepitações e/ou sibilos. Poderá ocorrer redução do frêmito tóraco-vocal na região acometida.



Outras questões

Como acessar o Wattpad?

Como faz pra ir pra Chapada Diamantina?

Qual a importância dos amplificadores operacionais?

O que é a intensidade da música?

O que é livre apreciação da prova?

Quais são as principais técnicas citológicas?

Como identificar PID?

Quanto tempo leva para um juiz assinar um alvará de pagamento?

É verdade que café faz o cabelo crescer?

Por que é bom ter irmãos?

O que faz a terapia?

Como fazer chá de banana para dormir?

Deve transitividade?

Qual a importância do conhecimento de biologia celular e molecular para a compreensão do câncer?

Qual o valor do benefício para autismo?

Quais são os textos não literários?

O que são evidências celulares e moleculares?

Quanto ganha um fisioterapeuta de UTI no Albert Einstein?

Como pode se classificar a imunidade?

Quem é a pessoa com o rosto mais Simetrico do mundo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com