São classificados como orações subordinadas adjetivas. Quando não possuem vírgulas, são restritivas (como em 1); quando possuem, explicativas (como em 2). Você sabia, todavia, que, por conta dessas vírgulas, o sentido entre elas é bastante diferente? Restringir significa limitar, separar, dividir.
Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas. Exemplos: As pessoas que são racistas merecem ser punidas.
As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas. Não pare agora... ... Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas.
As orações subordinadas adjectivas classificam-se, quanto ao sentido, em restritivas e explicativas. As restritivas precisam o significado do antecedente (substantivo ou pronome que as precedem) e são imprescindíveis ao sentido da frase. Exemplo: «Este é um livro que não tem igual na nossa literatura».
Orações subordinadas adjetivas: só a explicativa é separada por vírgula; a restritiva não. As orações subordinadas adjetivas são as iniciadas por um pronome relativo. A oração subordinada adjetiva explicativa é a que exerce a função de aposto explicativo.
36 curiosidades que você vai gostar
Exemplos de frases com orações explicativas
Heloísa ainda deve estar chateada, porque foi muito fria conosco. Vou embora para casa, que estou cansada de esperar por ele. Ele é muito estranho, ou seja, é diferente do habitual.
5. Conjunções Explicativas. Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte.
Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.
Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido.
Orações Coordenadas sindéticas: Explicativa
A oração coordenada sindética explicativa está relacionada a noção de justificativa, de explicação do conteúdo da oração anterior. Nesse caso, os conectivos devem sempre vir anteposto ao verbo, e sempre usar as vírgulas antes da oração.
Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.
Terá um sentido equivalente à conjunção “pois”. Exprimirá um sentido de explicação. Introduzirá uma oração coordenada sindética explicativa.
Vocativo é um termo isolado da oração, não sendo parte do sujeito e nem do predicado. Serve para chamar a atenção do interlocutor e aparece separado do restante da oração por algum sinal de pontuação. Não deve ser confundido com o aposto.
Com a conjunção explicativa, estabelece-se uma relação de explicação, isto é, a segunda oração explica o acontecimento relatado na primeira: Ex.: «Não faças isso, que fico aborrecida.» As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações, a segunda das quais justifica a ideia da primeira.
A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).
O termo serve para explicar, enumerar, resumir e especificar algo. No caso do aposto, que é um termo acessório da oração, quando retirado da frase ele não causa prejuízo no entendimento. Ele aparece separado do restante da expressão por vírgula, travessão ou dois pontos.
Aposto é o nome que se dá às palavras que cumprem a função de explicar, esclarecer ou resumir um outro termo da oração, sem ocupar uma função sintática. O poeta está definindo a morte e a solidão. Na maior parte dos casos, o aposto tem um sentido explicativo.
O nome já sugere: aposto explicativo é aquele cujo intuito é detalhar, explicar melhor o termo ao qual está ligado. Em relação à pontuação, o aposto explicativo aparece sempre entre vírgulas, travessões ou parênteses.
É chamada de conjunção coordenativa o tipo de conjunção usada para ligar duas orações ou palavras que têm a mesma função gramatical. Tais orações independentes são chamadas de coordenadas e elas são autônomas, pois não perdem o sentido quando é removida a conjunção. Não comi bolo nem torta.
Conjunções coordenativasaditivas;adversativas (oposição);alternativas;conclusivas;explicativas.
Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo).
...
Principais conjunções aditivase.nem.bem como.não só (...) mas [também]não apenas (...) como [também]não somente (...) como [ainda]
Conjunções explicativas exprimem razão e motivo: que, porque, pois, porquanto, por conseguinte, assim. Exemplos de conjunções explicativas: Estude, porque é importante! Siga corretamente a receita, assim conseguirá preparar o prato.
Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula. Vocativo é um termo isolado dentro da oração, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado.
Tipos de interjeiçãoAdmiração: “Ah!”, “Oh!”, “Uau!”.Alívio: “Ufa!”, “Ah!”, “Uh!”.Animação: “Coragem!”, “Vamos!”, “Força!”.Apelo: “Ei!”, “Oh!”, “Psiu!”.Aplauso: “Bravo!”, “Bis!”, “Eh!”.Desejo: “Oh!”, “Tomara!”, “Oxalá!”.Dor: “Ai!”, “Ui!”, “Oh!”.Dúvida: “Hum?!”, “Hein?!”, “Hã?!”.
Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.
Quando surgiu a política de Assistência Social no Brasil?
O que é a Psicopedagogia empresarial?
Como melhorar o sinal do Twibi?
Quais os tipos de caldeiras elétricas?
Quando surgiu a profissão de vendas?
Como configurar o Windows 7 para iniciar mais rápido?
Como funciona a conta poupança vinculada à conta corrente?
Como melhorar o sinal do celular no sítio?
Como fazer conta corrente universitária?
Qual a origem da robótica educacional?
Como ajustar o Windows para obter um melhor desempenho?
Como melhorar microfone de headset?
Como funciona uma adutora de água?
Como melhorar o sinal da TV digital com antena externa?
O que fazer quando receber um trava ZAP?
O que é poesia concreta e como surgiu?
Quais são os efeitos fisiológicos da aplicação da corrente galvânica?