Qual o sujeito da frase Alugam-se casas?

Pergunta de Renata Renata de Neto em 31-05-2022
(24 votos)

Como sujeito é singular, o verbo com ele deve concordar ficando no singular. Se o sujeito, no entanto, fosse plural, o verbo obrigatoriamente deveria ir para plural, porque o verbo deve estar sempre concordando com o seu sujeito. Assim, deveríamos dizer: Alugam-se casas, porque o sujeito é casas (plural).

Qual é o sujeito de Alugam-se?

1. "ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?" O certo é "ALUGAM-SE apartamentos". A presença da partícula apassivadora "SE" faz a frase ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo(= apartamentos), e não quem pratica a ação de alugar.


Quando usar Alugam-se casas ou Aluga-se casas?

"Alugam-se casas" se torna" Casas são alugadas". Na língua portuguesa o certo é a segunda opção. Por isso quando o sujeito está no plural é necessário conjugar o verbo anterior também.

Qual a transitividade do verbo alugar?

Esse é o motivo de o verbo “alugar” ficar no plural na frase “alugam-se casas”: “alugar” é verbo transitivo direto, e “casas”, o objeto direto que se transformou em sujeito; o verbo concorda com o sujeito, por isso fica no plural.

Como escrever Aluga-se casa?

a) Aluga-se casas = Casas é alugada. b) Alugam-se casas = Casas são alugadas.

Alugam-se ou aluga-se casas. Qual está correto?


42 curiosidades que você vai gostar

Como escrever uma placa de aluguel?

No campo “Nome Completo para Impressão na Placa”, escreva o nome do proprietário que você deseja que seja impresso na sua placa de aluga / aluga-se. O nome é obrigatório, bem como a expressão "Tratar com o Proprietário", seguindo os padrões de sinalização e divulgação de imóveis da Resolução COFECI nº 1.065/2007.

Precisa-se de Precisam-se de?

A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

O que é um sujeito indeterminado?

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

Qual a diferença entre o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa.

Como usar a partícula Apassivadora se?

A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la. Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção: Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.

Qual é o certo Aluga-se ou alugo?

Tanto aluga quanto aluga-se existem na Língua Portuguesa, porém são empregadas de maneiras diferentes. O correto quando se quer anunciar o alugamento de um imóvel, por exemplo, é aluga-se. Aluga é uma palavra usada somente para terceira pessoa do singular do indicativo e nesse caso o sujeito é sempre ativo.

Qual o correto Vende-se casas ou Vendem-se casas?

É por isso que a resposta correta à pergunta do título é "vendem-se casas". Como não há preposição depois do se e a palavra seguinte está no plural, o verbo também deve ficar no plural.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Fazem-se ou se fazem?

Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.

Precisa-se ou Procura-se?

As duas formas estão corretas. Procura-se é utilizado quando se procura apenas uma coisa (singular). Procuram-se é utilizado quando se procuram mais do que uma coisa (plural).

Precisa-se de um pedreiro qual é o sujeito?

Uma construção como "precisa-se de pedreiros", por sua vez, apresenta sujeito indeterminado. Nesse caso, sabe-se que alguém precisa de pedreiros, mas a estrutura da frase não permite identificar quem seja essa pessoa. Esse fenômeno a gramática tradicional convencionou chamar de "sujeito indeterminado".

O que é objeto direto e indireto e exemplos?

Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

O que é objeto indireto e exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Como saber se o objeto e indireto?

Objeto indireto

Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos. Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente.

Quais são os tipos de sujeito indeterminado?

TIPOS DE SUJEITO INDETERMINADO INTRODUÇÃO. ... SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO PLURAL. ... SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR + SE. ... SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR. ... SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA FORMA DO VERBO.

Quais são os tipos de sujeitos e exemplos?

Tipos de sujeitoSujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. ... Sujeito composto. ... Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ... Sujeito determinado. ... Sujeito indeterminado. ... Sujeito inexistente (oração sem sujeito)

O que é sujeito determinado exemplos?

Sujeito determinado simples

Como o próprio nome já indica, o sujeito determinado é classificado como simples quando possui apenas um núcleo, ou seja, quando o verbo se refere apenas a uma palavra. Veja os exemplos: “Ana comeu todo o bolo sozinha.” “Eles estudaram muito para a prova.”

Qual é o sujeito da frase PRECISA-se de empregados?

Precisa-se de empregados: Frase correta, pois neste caso o sujeito é indeterminado e o verbo ficará na terceira pessoa do singular. Exemplo: Precisa-se de ajudantes.

O que significa PRECISA-se?

Precisa-se é a forma do verbo precisar conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com a partícula se, que indetermina o sujeito.

PRECISA-se e qual sujeito?

Nesses casos, o verbo ficará sempre invariável, pois ele esconde o sujeito da frase, o chamado sujeito indeterminado, que corresponde à terceira pessoa do singular. Veja exemplos corretos: Precisa-se de balconistas com experiência. Pede-se a todos os presentes.



Outras questões

Quais são as vantagens da osmose reversa?

Qual a diferença de mandado de segurança e ação ordinária?

Como é a escala de 24 por 72?

Como faço para baixar vídeos de graça?

Como fazer uma promessa para eres?

Quantos dias para conhecer a Turquia?

Quem se submete a punição?

Quem tem alergia à proteína do leite Qual leite pode tomar?

Quais são as drogas vasoativas e para que serve?

Por que cachorro come mato?

O que são funções privativas?

Sou é pronome ou verbo?

O que faz uma pessoa ficar resfriada?

Quando começa a valer o reajuste do salário mínimo?

Quais os riscos do clareamento dental?

Qual a melhor forma de consumir manjericão?

Pode levar comida na Fuvest 2022?

Quanto custa 1 hectare de terra?

O que quer dizer lavrar uma escritura?

O que fazer para pintar uma parede com umidade?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com