10. O sociólogo Max Weber (1864-1920), em seus estudos, identificou que a ação dos indivíduos em sociedade é regulada pelas relações de dominação, e entre as relações ele identificou a dominação legal, carismática e tradicional. Qual delas representa a dominação legitimada pela legalidade e pelo direito? a) Oficial.
O poder, para Weber, pode legitimar-se de três formas, uma estatuída, uma consuetudinária e outra afetiva, respectivamente as dominações: Legal, Tradicional e Carismática.
OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA1. A dominação, ou seja, a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato, pode fundar-se em diversos motivos de submissão. ... 4.1. Dominação legal. ... 4.2. Dominação tradicional. ... 4.3. Dominação carismática.
Desse modo, a legitimidade do poder é conferida pelas formas de dominação legítimas, ou seja, se os indivíduos aceitam certos tipos de poder exercidos por alguém, esses próprios indivíduos conferem a legitimidade da dominação e, consequentemente, do poder que alguém exerce.
É a relação de dominação enraizada na cultura da sociedade. Um exemplo extremamente claro é o da família patriarcal. Os filhos obedecem aos pais por uma relação de fidelidade há muito estabelecida e respeitada.
27 curiosidades que você vai gostar
Em sociologia, a dominação é uma situação que gera relações assimétricas de comando entre os indivíduos. Existem múltiplas dominações inscritas nas relações de poder. Quando falamos de “dominação” podemos pensar nas palavras de poder, autoridade, classes sociais, colonização, racismo, sexo e gênero, etc.
A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.
Tem mais depois da publicidade ;) Dominação Tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional); o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação.
A dominação carismática é aquela fundada nas emoções. São os profetas, heróis e demagogos que inspiram a confiança em seus seguidores e guiam as massas. O caráter pessoal o faz legítimo para ser obedecido. A relação afetiva, o frenesi, o apelo individual que o bem-amado líder provoca conduz a dominação.
Dominação racional: Tipo moderno de administração, organizado de forma burocrática. Aplica-se a grande totalidade das sociedades ocidentais.
Irão existir, para Max Weber, três tipos de base de legitimidade da dominação (tipos puros de dominação legítima): Dominação Legal, Tradicional e Carismática (funda-se no puro afeto).
a.a) Dominação Burocrática
Como tipo “mais puro” da Dominação Legal, a Dominação Burocrática constitui a forma pela qual “uma ação social de uma formação dominante se baseia numa relação associativa racional, encontra seu tipo específico na burocracia ”.
"Poder legitimado com base em qualidades de um líder excepcional ou demonstração de visão ou realização extraordinária, que inspiram a lealdade e a obediência dos seguidores".
D) A dominação carismática é legitimada pela fé e pelas qualidades sobrenaturais do líder. A legitimidade vem da crença nas qualidades excepcionais de alguém para dirigir um grupo social. Os seus discípulos, por sua vez, o obedecem por terem fé em suas qualidades e em sua pessoa.
A ação social, segundo o sociólogo alemão Max Weber, remete a um tipo de conduta do indivíduo que reflete sentido tanto para ele quanto para aqueles que são afetados. Esse conceito também é definido como as formas de interação e simbolismo, pois uma ação apenas acontece quando entramos em contato uns com os outros.
Para o alemão, a sociedade só pode ser compreendida a partir das ações individuais que tendem a estabelecer relações com outras pessoas. A esta ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação do outro, Max Weber deu o nome de ação social.
No processo de dominação cultural de uma sociedade, muitos de seus membros tomam ações que não a favorecem, sem consciência do dano que elas causam. Tomam-nas por cópia de padrão corriqueiro vindo do passado ou influência proposital de terceiros, que são conscientes do dano.
Este tipo de líder tipicamente possui um forte senso de auto crença e raramente sente ou expressa qualquer dúvida sobre suas decisões e objetivos. Este sentimento de confiança muitas vezes incentiva o resto da equipe a acreditar tão fortemente como o seu líder.
Pesquisadores canadenses estudam características que definem o carisma de alguém tem presença em um local. tem a habilidade de influenciar as pessoas. sabe liderar um grupo. faz as pessoas se sentirem confortáveis. sorri com frequência para as pessoas. pode se dar bem com qualquer um.
Formas de exercício do poderPoder econômico: é exercido por quem possui a propriedade privada. ... Poder ideológico: é exercido por quem pode criar e influenciar as massas com suas criações, seja no âmbito midiático, seja no religioso. ... Poder político: é exercido pelas instituições oficiais, ligadas ao Estado.
Weber definiu burocracia como uma organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.
Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas.
Vantagens da BurocraciaRacionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização;Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres;Rapidez nas decisões, pois, cada um conhece o que deve ser feito, por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos;
A racionalidade ou a racionalização, para Weber, possui aspectos distintos que se diferenciam a partir do contexto nos quais eles são observados. ... Isso quer dizer que ela leva em consideração o contexto social em que se insere, sendo racional quanto à disposição dos valores que orientam aquele mundo social específico.
Significado de Racionalidade
substantivo feminino Particularidade ou característica do que é racional; qualidade daquilo que se baseia na razão. Que se encontra em conformidade com a razão; compreensível logicamente. Capacidade de raciocinar ou de praticar a própria razão.
Como fazer slide no Google apresentações?
Como saber se o assento do avião e na janela?
Como saber se o switch está carregando?
O que quer dizer alvará liberado?
Quais são as formas de organizar os Documentos que mais são utilizados pelas empresas?
O que significa dizer que uma revista é indexada?
Como organizar pasta de clientes advocacia?
Como organizar músicas no pen drive em ordem?
Como organizar a ordem das músicas no Spotify?
Como organizar tiaras e laços no Guarda-roupa?
Como organizar os aplicativos do Xiaomi em ordem alfabética?
Como otimizar o tempo do professor?
Como organizar os armários da lavanderia?
Como me organizar com muitos papéis?
Como organizar arquivos no Windows?
Onde colocar porta tempero na cozinha?
Como fazer para não aparecer o N D no Excel?