Quais raças de cachorro sofrem de problemas respiratórios?
Quando um cachorro está com falta de ar e dificuldade em respirar, ele adota uma postura que o permite respirar melhor sem tanto desconforto. Essa pode ser de pé, deitado ou sentado em posição de esfinge (com as patinhas da frente mais esticadas), sendo que “estar deitado” já representa um desconforto tremendo.
Leve seu animal o mais rápido possível ao veterinário, pois o cérebro só aguenta cerca de 4 minutos sem receber novo oxigênio.
Causas da tosse seca ou engasgos O cachorro com tosse seca ou engasgando pode ter ficado assim por alergia, alguns animais têm alergias sobre diversas coisas, algumas delas são: poeira, sinusite, laringite, vírus da gripe, entre outros motivos.
No caso do espirro reverso em cães, também conhecido como respiração paroxística inspiratória, em vez de expelir, o organismo do pet joga o ar para dentro da cavidade nasal. Isso dificulta a respiração e produz um som característico do quadro, parecido com uma tosse.
O cachorro com falta de ar fica com a língua para fora e o pescoço bem esticado. Também pode tossir. Ao notar que seu cão está com falta de ar, deixe o peludo o mais confortável possível. Não faça movimentos bruscos e não se desespere, pois isso poderá deixá-lo ansioso e piorar ainda mais a situação.
O frio acaba levando ao surgimento de diversas doenças respiratórias e é preciso ficar atento se o cachorro não está com dificuldade para respirar. Vírus, fungos, bactérias ou protozoários são alguns dos causadores dessas enfermidades, e eles podem gerar males bem simples, como alergias e resfriados, mas também graves, como asma e pneumonia.
Se não forem bem abrigados e agasalhados a tendência é adoecerem, principalmente em lugares com temperaturas muito baixas. A falta de ar animais costuma ser um dos primeiros sintomas típicos dessa época do ano. Problemas respiratórios em cães podem, e devem, ser evitados e merecem atenção do tutor.
O primeiro passo é levar o pet ao veterinário. Nada de dar medicamentos por conta própria ao cachorro, porque não se sabe exatamente o que ele tem e pode ainda agravar o problema. Dependendo da enfermidade, principalmente se for uma infecção como a pneumonia ou a bronquite, pode ser indicado um antibiótico.
Se um cachorro estiver contaminado, pode infectar os outros. Filhotes e cães idosos costumam ter o organismo mais frágil e precisam ainda de mais cuidados. Cobertores e roupinhas podem ser causadores de alergias nesses animais. Normalmente só são realmente necessários em dias extremamente frios, ainda mais no caso dos cachorros grandes e peludos.
O que fazer para ficar calada?
Como substituir fusível de microondas?
Como aprender a ficar em silêncio?
Como encher um balão com bicarbonato e vinagre?
Como fica o pagamento das férias fracionadas?
Tem como recorrer multa de estar?
Como instalar o padrão da Energisa?
Quais são os componentes do tecido de granulação?
Qual é mais barato gesso ou reboco?
Como substituir o açúcar refinado pelo açúcar demerara?
Como substituir imagens no After Effects?
Como criar uma apresentação com vários slides?
É certo usar animais em pesquisas científicas?
Como subtrair um número negativo de um positivo?
Como instalar o jogo que vem junto com o Xbox One?
Como solicitar nova placa Detran GO?
Como cortar um shape no Photoshop?