O aforamento se rege por lei especial. Os terrenos de marinha, remarque-se, podem ser aforados, em consonância com a disposição do Decreto-Lei nº. 9.760/46 e com o art.
A enfiteuse em imóveis da União é regulada no Decreto-Lei no 9.760, de 5 de setembro de 1946, e na Lei no 9.636/1998.
A natureza jurídica da enfiteuse é de direito real em coisa alheia. Entretanto, ainda há controvérsia sobre o tema, no sentido de considerá-la com uma modalidade do direito de propriedade, em razão do enfiteuta possuir tantos poderes sobre o bem, que se comporta como se proprietário fosse.
O Código Civil de 2002 aboliu a enfiteuse, introduzindo o direito de superfície gratuito ou oneroso (artigos 1.369 a 1.377), estabelecendo, no entanto, obrigatoriamente o prazo determinado. É vedada a modalidade perpétua. Não se confunde o prazo indeterminado com a perpetuidade, que entre nós é proibida.
Assim, pela enfiteuse o foreiro ou enfiteuta tem sobre a coisa alheia o direito de posse, uso, gozo e inclusive poderá alienar ou transmitir por herança, contudo com a eterna obrigação de pagar a pensão ao senhorio direto.
26 curiosidades que você vai gostar
O alienante é o responsável pelo pagamento do laudêmio, salvo acordo das partes em sentido contrário. Observe que no caso dos imóveis da União, o senhorio direto é a própria União Federal. Na enfiteuse aplicada aos bens particulares é o próprio particular proprietário da terra que a enfiteutica, e assim por diante.
Após dez anos de constituída a enfiteuse, o enfiteuta pode promover o chamado “Resgate da Enfietuse”, isto é, a própria extinção da enfiteuse, que é feita obrigatoriamente por meio de escritura, na qual o enfiteuta compra do senhorio direto o domínio direto que ainda possuía sobre o bem.
É um direito real sobre coisa alheia pelo qual o enfiteuta possui a posse direta da coisa, podendo usá-la de forma completa, bem como aliená-la e transmiti-la por herança, enquanto o senhorio direto, que é o proprietário do bem, apenas o conserva em seu nome.
Os valores dos impostos são cobrados pelo terreno, ou seja, o foro corresponde a taxa anual de aproximadamente 0,6% do valor do terreno. O laudêmio consiste no pagamento de 2,5% sobre o preço da alienação, se outro valor não tiver sido fixado no título do aforamento.
Qual é o CEP de sua residência?
O que é o processo eleitoral brasileiro?
Como tirar a planta do vaso para plantar?
Como é feito o processo de rotomoldagem?
Quanto tempo demora um processo eletrônico?
Como tirar um espinho da unha?
Como escreve nome de cachorro em inglês?
Como é realizado o processo de têmpera em vidros?
Como apagar algo da minha memória?
Como funciona o ProUni passo a passo?
O que é preciso para tirar um visto de turista para os EUA?
Como funciona o procedimento do Juizado Especial Criminal?
Como se diz paçoca em Tupi-guarani?
O que é o processo de pensamento?
Quem são os velhos deuses da DC?