Por ordem decrescente, as cinco maiores são: Ganimede, Titan, Calisto, Io e a Lua “original”, a da Terra.
Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e é o segundo maior planeta do Sistema Solar, ficando atrás apenas de Júpiter. Suas dimensões são 9 vezes maiores que as da Terra.
Ele pode ser visto por quase todo o planeta Terra, sendo visível em todo o hemisfério Sul e praticamente todo o hemisfério Norte, com exceção de observadores que estejam muito próximos do polo norte. As oposições de Saturno acontecem a cada 378 dias aproximadamente. A próxima ocasião será no dia 14 de agosto de 2022.
Dois empurrões e sete anos de percurso
Está a 1,4 bilhão de km da Terra. A Cassini partiu do Cabo Canaveral, nos EUA, em 15 de outubro de 1997 e levou quase sete anos para chegar até o astro.
O satélite Ganimedes é o maior do Sistema Solar, com diâmetro de 5268 km, que corresponde a quase a metade (41%) do diâmetro da Terra. No satélite Io foram observados vários vulcões em atividade.
24 curiosidades que você vai gostar
Ganímedes é o maior satélite natural existente no Sistema Solar, chegando a ser maior até que o planeta Mercúrio. Ela possui 5,2 mil km de diâmetro e é o único satélite natural de que se tem conhecimento da existência de campo magnético interno.
Hipérion, lua de Saturno
Esta é a maior lua de forma não esférica que conhecemos no Sistema Solar, e pode até ter sido um satélite mais esférico e irregular no passado, que ficou com esse formato após o impacto de um grande objeto.
Por ordem decrescente, as cinco maiores são: Ganimede, Titan, Calisto, Io e a Lua “original”, a da Terra. As luas, ou satélites naturais, são astros que circulam em torno de um planeta. Existem cerca de 160 no sistema solar – só em volta de Júpiter são 63!
Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele está situado entre Marte e Saturno.