Qual a melhor? Quando fazemos um comparativo entre os dois tipos de batatas, você pode se surpreender - e muito. A batata-inglesa possui menos calorias e menos carboidratos do que a batata-doce, quando consideramos a mesma porção dos dois alimentos.
A batata baroa é bastante parecida com a batata inglesa, porém bem mais nutritiva. A batata baroa, também conhecida como mandioquinha é uma boa opção para quem quer perder peso. Apesar dessa batata engordar mais que a batata inglesa, ela também ganha no ranking das mais recomendadas pelos nutricionistas.
A batata-doce, contudo, tem um teor mais elevado de vitaminas do complexo B e da C, que têm ação antioxidante e participam de diversas outras funções do organismo. Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp.
1. Batata inglesa. Apesar do nome, tem origem nos Andes e é um dos tipos de batata mais comum na cozinha. Entretanto, a batata inglesa é mais calórica que a batata doce e a batata yacon, e como é composta em grande parte por carboidratos, seu consumo deve ser moderado.
Por ter menos gordura, a batata assada é um dos preparos mais saudáveis para esse alimento. Segundo a nutricionista Simone Freire, o ideal é assar as batatas com casca - para conservar os nutrientes - e sem adição de óleo. Caso você fique com medo de as batatas grudaram na forma, usa uma quantidade de óleo mínima.
41 curiosidades que você vai gostar
Embora muitas pessoas acreditem que devem deixar de comer batata para tentar perder peso, a batata por si só não pode ser considerada uma vilã. Quando consumida dentro de uma alimentação saudável e de forma equilibrada, a batata pode – e deve – estar presente na nossa alimentação sem problemas.
Na verdade, é um carboidrato complexo, e as pesquisas o associaram consistentemente à perda de peso. “Isso porque contém amido resistente, que tem demonstrado melhorar o controle do açúcar no sangue, por sua vez, facilitando a perda de peso e prevenindo a resistência à insulina”, diz Caspero.
A batata-doce é bastante consumida e uma fonte de carboidrato saudável. Ganhou a fama de ser o alimento predileto de quem quer ganhar massa muscular.
Outras quantidades: 1 pequena - 96kcal, 1 média - 135kcal, 1 grande - 231kcal, Outras quantidades: 1 lb - 395kcal, 100 g - 87kcal, 1 oz - 25kcal, mais...
Os altos índices de carboidratos encontrados na batata fazem esse vegetal carregar a fama um tanto quanto injusta de "alimento que engorda". Mesmo quem quer perder peso ou não quer ganhar quilos, pode incluir a batata no cardápio.
Em relação às propriedades nutricionais, as batatas doce e baroa são boas para substituir a inglesa porque são muito mais nutritivas. Isso acontece porque elas têm raízes tuberosas, capazes de armazenar mais nutrientes.
Batata Yacon
Ela é parecida com a batata doce em sabor adocicado e aparência, mas é mais suculenta, semelhante à uma pera madura, por causa da pouca quantidade presente de amido. A Batata Yacon tem que ser consumida crua como se fosse uma fruta, mas também pode ser cozida ou assada.
A batata-inglesa é a mais utilizada e tem um pouco menos de calorias do que a batata-doce e a batata-baroa. Porém, ela é composta praticamente por carboidratos e é um alimento com alto índice glicêmico, ou seja, não indicado para os diabéticos.
Enquanto a batata doce branca possui 92 kcal, a batata doce roxa apresenta 95 kcal. No caso de uma dieta para perda de peso, por exemplo, a versão branca do alimento é a mais indicada.
A batata tem menos calorias, menos hidratos de carbono (com um índice glicémico inferior), menos proteína e mais fibra do que o arroz. Além disso, apresenta uma riqueza vitamínica bastante superior.
A batata doce é rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade e por isso também pode ser usada para quem quer emagrecer. Para isso, a batata doce deve ser consumida com a casca, pois é a parte do alimento mais rica em fibras.
A melhor forma de consumo é cozida. Cada 100g possuem, em média, 80 calorias.
Em uma refeição pós-treino, a batata inglesa é uma ótima escolha, ainda mais se for amassada ou cozida no vapor. Vale lembrar que os dois alimentos devem fazer parte de uma dieta saudável. Ambos são riquíssimos em vitaminas e carboidratos de moderado ou baixo índice glicêmico.
A batata doce ganha em quantidade de vitamina A, vitamina C, fósforo, ferro, cálcio e sódio e possui mais fibras. Já a batata inglesa possui menos calorias, mais proteína, potássio e niacina e menos gordura.
Não tenha medo de comer batata todos os dias
Mas a maior parte é eliminada ao esquentá-la; por isso, as batatas cozidas com pele são sempre mais nutritivas. Além disso, para cada 100 g do tubérculo, são obtidos aproximadamente 2 g de fibra dietética, necessária para manter uma boa saúde intestinal.
Como fazer dieta para perder barrigaPeixes e frutos do mar. A inflamação é um dos principais responsáveis pelo ganho de peso. ... Óleo de cártamo e outros óleos funcionais. NÃO PARE AGORA... ... Iogurtes com probióticos. ... Integrais. ... Frutas vermelhas. ... Chá verde. ... Chá de hibisco. ... Gengibre.
Em grandes quantidades, a batata pode ser prejudicial, seja no ganho de peso, seja no excesso de alguns nutrientes. Por isso, pessoas com problemas renais ou cardíacos, em uso de algumas medicações específicas, devem ficar atentas à quantidade de potássio e fósforo que a batata-inglesa contém.
Como abrir Visualizador de imagens do Windows?
Quais são os graus de astigmatismo?
Quais são os sintomas de quem cheira pó?
Qual é a função de um zelador?
É possível engordar 2kg em 2 dias?
Quais os alimentos mais perigosos para a saúde?
Quais são os sintomas de verme em cachorro?
O que fazer para arrasar no primeiro encontro?
Qual a importância da gestão de custos para tomada de decisão?
Para que serve gráficos de barras horizontais?
Qual o melhor condutor a ser aplicado em alta tensão?
Qual o papel da educação física na vida da população brasileira?
Qual o melhor regenerador labial?