A textura da rocha metamórfica é definida pelo tamanho, forma, distribuição e orientação dos novos minerais cristalizados ou dos minerais recristalizados. A textura muda de acordo com o grau metamórfico, ou seja, com as condições relativas de pressão e temperatura.
Uma característica típica das rochas metamórficas é a foliação (xistosidade), estrutura paralela que produz partição mais ou menos plana na rocha. O conjunto de rochas metamórficas de qualquer composição que tenham se formado nos mesmos intervalos de pressão e temperatura constitui uma fácies metamórfica.
A textura das rochas é o aspeto, quer macroscópico quer microscópico, dessa rocha, resultante do grau de cristalinidade e da disposição, forma e dimensões relativas dos minerais que a formam.
Nas rochas sedimentares são consideradas as texturas clásticas e as não clásticas, sendo aquelas características dos sedimentos detríticos e as últimas, dos depósitos químicos. Nestas texturas destacam-se os grânulos e a matriz.
As principais texturas encontradas em rochas metamórficas são:Granoblástica: formada essencialmente por minerais equidimensionais que se agregam uns aos outros sem conferir a rocha orientação preferencial. ... Lepidoblástica: Caracteriza-se pela presença de minerais placóides arranjados paralelamente ou sub-paralelamente.
27 curiosidades que você vai gostar
Os principais exemplos de rochas metamórficas são: o gnaisse, formado a partir do granito (rocha ígnea); a ardósia, formada a partir do xisto (rocha metamórfica), e o mármore, formado a partir do calcário (rocha sedimentar).
Existem vários tipos de metamorfismo: fundo oceânico, orogênico, dínamotermal ou regional, de soterramento, de contato ou termal, dinâmico ou cataclástico, de impacto.
As rochas sedimentares têm como uma de suas principais características a sua estruturação em camadas, ou seja, é um tipo de rocha estratificada (veja a figura abaixo). Essas camadas são resultantes da interposição lenta e gradual, que leva milhares e milhares de anos, das diferentes camadas de sedimentos.
São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química.
Quantos cios uma vaca tem por ano?
Como funciona o cartão de crédito Renner?
Qual a diferença entre chamamento ao processo e denunciação da lide?
Como funciona a Panela de Pressão Solar Tramontina?
É permitido o casamento homoafetivo no Brasil?
Como funcionam e se organizam os tecnopolos?
Como é q podem ser organizados os arquivos?
Como funciona chuveiro portátil?
Como é o funcionamento do cinto de segurança?
Como ocorre o processo de neuroplasticidade?
O que é um circuito oscilador?
Quanto é a contribuição do INSS 2020?
Quais são as vantagens e desvantagens do coito interrompido?