Este período de receptividade pode durar de 6 a 30 horas e acontece, em média, em intervalos de 21 dias. Porém, este intervalo entre dois cios pode variar normalmente de 18 a 24 dias. A maiorias das vacas têm um padrão de comportamento que se modifica gradualmente desde o começo até o fim do cio.
Para mudar esse quadro, temos uma dica para diminuir o tempo de parto e antecipar o período de fertilidade da vaca na propriedade. Passados os 45 dias do parto, o produtor deve fazer um desmame temporário. O bezerro será separado da matriz em outro pasto, onde a vaca não o possa ver, sentir o cheiro e nem o ouça.
Uma vaca cíclica manifesta, a cada 21 dias, em média, sinais de estro. Esse período, denominado ciclo estral, pode variar fisiologicamente de 17 a 24 dias, sendo menor nas novilhas que nas vacas de mais idade, e compreende quatro fases: proestro, estro, metaestro e diestro.
É muito importante você identificar o cio da vaca, porque esse cio se repete a cada 21 dias e ele tem duração média de 14 a 15 horas somente.
Espera-se que as vacas saudáveis e que não tiveram nenhum problema ao parto apresentem pelo menos um cio até 50 dias pós-parto. As vacas que não forem detectadas em cio nesse período devem ser re-examindas pelo veterinário, para seja avaliado se esta ocorrendo falha de detecção de cio ou anestro prolongado nas vacas.
O início da atividade reprodutiva do gado depende principalmente do nível nutricional e da qualidade do manejo. Existem registros de vacas gir com até 13 crias e idade fértil de 15 anos. Mas para se atingir um bom nível de melhoramento genético, o ideal é que a vaca seja descartada após cinco crias.
Este problema está relacionado à condição corporal inadequada, ao desequilíbrio mineral e outros fatores. Animais que não emprenham após duas ou mais inseminações podem ser nomeados como repetidores de cio. Isso pode ser ocasionado por endometrites, infecções uterinas, retenção de placenta.
Estro ou cio, comumente referido como dia zero do ciclo estral, é o período da fase reprodutiva do animal no aual a fêmea apresenta sinais de receptividade sexual, seguida de ovulação. ... Quando não ocorre a fecundação, o intervalo médio entre os dois cios consecutivos é de 21 dias, e é denominado ciclo estral.
O cio é o período em que a fêmea fica parada enquanto outro animal salta sobre ela. Outros sinais são percebidos durante o cio, como inquietação, cauda erguida, urina constantemente, vulva inchada e brilhante, muco cristalino e transparente, perda de apetite, entre outros.
Quais os sinais de uma vaca em estro? Saber identificar quando a fêmea entra em estro é fundamental para agir rápido. Felizmente, alguns comportamentos e sintomas demonstram que o animal está apto para a monta ou para serem submetidos a algumas biotecnologias reprodutivas, dentre os quais podemos destacar:
Por isso na ovinocultura lança-se mão de algumas técnicas para a detecção do cio, como o uso de rufiões, fêmeas androgenizadas e a manipulação do cio.
O momento ideal de inseminar é no final do cio, quando a probabilidade de fecundação é maior devido a alta fertilidade da vaca. Um método prático e com ótimos resultados é o proposto por Trimberger: Vacas observadas em cio a tarde deverão ser inseminadas no início da manhã seguinte.
Qual a importância do processo de recrutamento?
Quem pode aplicar lipo enzimática?
Como demonstrar amor por alguem?
Como desligar o portatil por atalho no teclado?
Qual o significado do teste DISC?
Qual é o objetivo do Jiu Jitsu?
Qual é o melhor sistema operacional Linux ou Windows?
Qual nome que combina com Liz?
Quanto custa fazer abdominoplastia?
Como bloquear pessoas no skype?
O que significa a palavra acentuada?
Quantos pixels tem a resolução Full HD?
O que é ser cordial com as pessoas?
Quais são os estados brasileiros que tem mar?
Quais são os principais serviços oferecidos na área urbana de São Vicente?