A neuroplasticidade se dá principalmente na infância, fase em que as crianças adquirem novos conhecimentos e comportamentos sociais de forma constante. Mas ela também ocorre na fase adulta, de modo que os indivíduos se adaptem às suas necessidades. É um processo diário e natural do corpo humano.
Hábito da leitura, praticar atividades físicas, alimentação saudável, aprender outros idiomas, aprender instrumentos musicais, são fatores que estimulam a sinaptogênese e neurogênese (neuroplasticidade em geral) permitindo com que esse indivíduo tenha uma capacidade e habilidade mais rápido de aprendizado [1,2,5,6].
A neuroplasticidade ou plasticidade neural é definida como a capacidade do sistema nervoso modificar sua estrutura e função em decorrência dos padrões de experiência, e a mesma, pode ser concebida e avaliada a partir de uma perspectiva estrutural (configuração sináptica) ou funcional (modificação do comportamento).
Ocorre entre 0 e 2 anos de idade. Dentro da plasticidade axônica, existe o período crítico, que consiste no momento em que há mais ação da neuroplasticidade no sistema nervoso central. Ela ocorre em crianças, pois é a fase onde existem mais descobertas sobre a vida, o ambiente e o seu próprio corpo.
A neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade cerebral, refere-se à capacidade do cérebro de ser flexível, mutável e se adaptar às experiências e aprendizados. ... Essa plasticidade é maior durante a infância, quando há a formação de novos neurônios, mas essa capacidade não é perdida durante a vida adulta.
[ Medicina ] Capacidade de mudança e adaptação do sistema nervoso, do ponto de vista estrutural ou funcional, ao longo do desenvolvimento ou quando sujeito a experiências ou estímulos novos.
A prática de atividades física regularmente aumenta a plasticidade do cérebro e promove melhorias cognitivas. Estudos publicados no Journal Of Translational Psychiatry mostram que exercícios físicos ajudam na capacidade de aprendizado das pessoas.
A importância da neuroplasticidade se dá pelo fato de que ela estimula a adaptação do cérebro às mais variadas situações. Isso faz também com que um indivíduo não perca totalmente a sua capacidade de realizar determinadas tarefas, mesmo que algumas áreas de seu sistema nervoso estejam lesionadas.
O termo plasticidade neuronal refere-se mais especificamente a alterações celulares, envolvendo os neurônios. Já plasticidade cerebral indica reorganizações de funções e estruturas cerebrais, localizados, portanto, no maior órgão do sistema nervoso, o cérebro.
Embora ele ocorra durante o decorrer da vida de um ser humano saudável, há esmagadora maioria do processo de sinaptogênese ocorre no início do desenvolvimento do sistema nervoso, ainda intra-útero, e também no início da vida, quando a criança está aprendendo a se relacionar com o mundo exterior. ...
Como remover o Microsoft Edge da barra de tarefas?
Qual a natureza jurídica de uma igreja?
Como tirar o Cross-play do Apex?
Como ir de ônibus para Santos?
Como retirar o DNA de uma fruta?
Como cadastrar HABEAS CORPUS Projudi?
Como tirar o Digite aqui para pesquisar do Windows 10?
Como adicionar um CNAE no meu CNPJ?
Como tirar mancha de vinho com Vanish?
Como tirar manchas de pano de prato?
Como desmontar cubo de roda de bicicleta?
Onde tirar o DRT no Rio de Janeiro?
Quais são todas as expansões do The Sims 4?
O que faz o aplicativo Google Now Launcher?
Como sincronizar planilhas do Excel com Google Drive?
Como limpar mesa de madeira envernizada?
Como sair da 1 pessoa no GTA 5?