Mais conhecida como Teoria James-Lange, esta sugere que emoções são sentimentos subjetivos baseados no reconhecimento de mudanças internas autônomas do sistema nervoso associada a ações. Esta teoria ainda defende que diferentes padrões de respostas fisiológicas ocorrem para cada emoção.
A ideia de que a emoção depende do pensamento não é nova, mas Newen diz que precisa ser aprofundada. ... Simplesmente 'saber' não determina uma emoção.” Para Newen, as emoções têm de ser entendidas como um processo integrado: diante de um estímulo, o indivíduo faz associações cognitivas e julgamentos racionais.
Existe uma teoria famosa na psicologia de que existem seis emoções básicas e universais entre os seres humanos: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo.
A teoria de Cannon foi aperfeiçoada por outro fisiologista, Philip Bard (1934) que argumentou que a emoção ocorre quando o tálamo envia sinais simultaneamente ao córtex (criando a experiência consciente da emoção) e ao sistema nervoso autônomo (criando a estimulação visceral).
Para Vigotski, as emoções são funções psicológicas superiores, portanto, culturalizadas e passíveis de desenvolvimento, transformação ou novas aparições. Além disso, a concepção vigotskiana de emoção coloca esse processo psicológico em estreita relação com outros do psiquismo humano.
Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo.
Principais tipos de emoções
Segundo o psicólogo norte-americano Paul Ekman as sete emoções universais são: nojo, raiva, medo, tristeza, alegria, surpresa e desprezo.
Geralmente, as emoções expressam os sentimentos de forma espontânea e nem sempre é possível controlá-las, pois envolve uma série de reações no cérebro....As principais emoções básicas são:
Sua reação emocional depende de como você interpreta essas reações físicas. Por exemplo, suponha que você esteja andando na floresta e veja um urso pardo. Você começa a tremer e seu coração dispara. A teoria de James-Lange propõe que você interpreta suas reações físicas e conclui que está com medo (“Estou tremendo.
O resultado do estudo também mostrou que as assinaturas emocionais no cérebro não estão limitadas a uma região específica, como a amígdala, que sabidamente está associada ao medo. Outra constatação foi que a emoção mais fácil de ser identificada é a felicidade, enquanto a inveja causa maior dificuldade.
As principais teorias sobre a emoção podem ser agrupar em três diferentes categorias: As teorias fisiológicas propõem que as respostas dentro do corpo são responsáveis pelas emoções. As teorias neurológicas argumentam que a atividade dentro do cérebro conduz a respostas emocionais.
A emocionalidade está associada a uma série de fenômenos psicológicos, incluindo temperamento, personalidade, humor e motivação. Segundo o autor David G. Meyers, a emoção humana envolve “… excitação fisiológica, comportamentos expressivos e experiência consciente”.
Como surgiu as brincadeiras de roda?
Qual a origem do nome Gladiador?
Como fazer uma petição inicial de usucapião?
Como surgiu a idolatria na Bíblia?
Como foi criado o Reino de Portugal?
Como saber se a pessoa está com catarata?
Quando surgiram as marchinhas?
Como deixar a parafina transparente?
Quando surgiu a Medicina ocupacional?
Como um técnico de enfermagem deve tratar um paciente?
É possível perder tudo na bolsa de valores?
Quando um policial perde o cargo?
Como abrir e fechar grupo no WhatsApp?
Qual seria o tipo de educação ou metodologia ideal para trabalhar com alunos surdos?
Como se forma o húmus do solo?