A consciência fonológica, portanto, é uma habilidade necessária e se apresenta como um elemento facilitador a aprendizagem da leitura e da escrita. Desse modo, ela aperfeiçoa o processo de alfabetização, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades metalinguísticas.
A consciência fonológica deve ser divulgada e trabalhada com os professores, tanto de educação infantil quanto do ensino fundamental, pois é uma habilidade que, como vista anteriormente, é muito importante, pois auxilia e facilita o trabalho do professor e o aprendizado do aluno na aquisição da leitura e escrita.
De acordo com Ferreiro (2003) a Consciência Fonológica associada ao conhecimento das regras de correspondência entre grafemas e fonemas permite à criança uma aquisição da escrita com maior facilidade, uma vez que possibilita a generalização e memorização destas relações som- letra.
Consciência fonológica é uma competência metalinguística que possibilita o acesso consciente ao patamar fonológico da fala e a manipulação cognitiva das representações neste nível. Este estudo objetivou verificar se um programa de estimulação dessa habilidade no pré-III favoreceria a aquisição da escrita na 1ª série.
A consciência fonológica na alfabetização exige que seja pensada de forma que vise a contribuir com o aprendizado da criança de maneira satisfatória. Isso significa que os educadores devem apostar no caráter lúdico das atividades, pois somente dessa maneira os pequenos podem aprimorar essas habilidades.
40 curiosidades que você vai gostar
Percepção de sons
Como explicamos anteriormente, perceber os sons das palavras é o primeiro passo para a criança desenvolver a consciência fonológica. E a melhor forma de trabalhar essa percepção é por meio de músicas. Sendo assim, abuse das canções, parlendas e cantigas.
As rimas são ótimas ferramentas para desenvolver a consciência fonológica na aprendizagem infantil. Ela ajudam a criança a identificar padrões na fala e nos sons das palavras. Contar histórias, ler poemas e cantar canções com rimas são ótimas atividades para desenvolver a consciência fonológica de forma divertida.
Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).
Faça uma pausa enquanto diz cada sílaba E-LE-FAN-TE e bata palmas junto com cada sílaba. Você também pode fazer o seu filho se mexer fazendo com que ele pise ou pule com cada sílaba. Jogos de adivinhação, como “eu espio”, podem ser usados para trabalhar em quase qualquer habilidade fonológica.
A consciência fonológica pode ser dividida em diferentes níveis, tais como, consciência de palavra, consciência silábica, consciência intrassilábica e consciência fonémica.
A instrução direta da consciência fonológica, combinada à instrução da correspondência grafemofonêmica, acelera a aquisição da leitura. ... Instruções de consciência fonológica e instruções fônicas mostraram-se eficazes em melhorar a leitura e escrita quando introduzidas em diferentes níveis escolares.
Ela é de grande importância para o aprendizado da leitura e da escrita, porque facilita a descoberta do princípio alfabético, o princípio de que símbolos escritos (uma letra ou um grupo de letras – os grafemas) estão associados a fonemas (menor unidade da cadeia falada que permite fazer distinções semânticas).
Através da manipulação dos sons, a criança estará refletindo, verificando e relacionando sobre a capacidade de unir, adicionar, substituir, contar, entre outros, os fonemas, sílabas e rimas. Por essa razão, a Consciência Fonológica é uma competência muito importante para a alfabetização.
Além disso, as competências fonológicas colaboram para a aprendizagem da escrita e da leitura, pois, assim, a criança terá mais facilidade em relacionar os fonemas e os grafemas, refletindo sobre os sons e a forma de representá-los na escrita.
desenvolver consciência fonológica é ser capaz de perceber os sons típicos da língua – e que são diferentes de sons em geral; ... adquirir o princípio alfabético é compreender que palavras são formadas por diferentes fonemas (sons) e que esses sons são representados por letras (grafemas).
Como desenvolver a consciência fonêmica?Identificar os sons: o professor ou pais e cuidadores podem bater palmas ao soletrar palavras — uma palma para cada sílaba. ... Combinar os sons: é importante falar lentamente os sons das palavras e estimular as crianças a tentar adivinhar o que virá depois.
4- Qual a forma de consciência fonológica é o maior preditor do sucesso da aprendizagem da leitura? 1. Consciência fonêmica.
A criança adquire a habilidade de consciência silábica quando aprende a manipular as sílabas para construir novas palavras. Para se chegar a essa percepção é preciso ter a consciência de que as sílabas são compostas por sons.
Esses são os estágios:Estágio 1 – (não nascido – 1 ano) ... Estágio 2 – (1 ano – 2+ anos) ... Estágio 3 – (2 anos – 4 anos) ... Estágio 4 – (3 anos – 5 anos) ... Estágio 5 – (4 anos – 5 anos) ... Estágio 6 (consciência fonêmica) – (4 anos – 6 anos) ... Estágio 7 (consciência fonêmica) – (5 anos – 7 anos)
Pratiquem os pares mínimos! Praticar palavras que soam quase iguais, mas que têm sutis diferenças fonéticas, ajudará seu pequeno a se tornar mais consciente desses sons. Alguns exemplos desse tipo de palavra são: “vaca” e “faca”; “saco” e “seco”; “bola” e “cola”.
Quando o seu filho conseguir distinguir os sons individuais que ouve, ele poderá relacioná-los à representação visual, seja uma letra ou uma palavra. Portanto, ao invés de lhe ensinar os nomes das letras do alfabeto, é melhor ensinar os sons de cada uma. Isso será muito mais útil para a alfabetização dele.
Os treinos de consciência fonológica e do conhecimento de letras ajudam a prevenir as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. O treino de consciência fonológica é mais eficaz quando é associado ao treino de correspondências grafo-fonéticas.
Ao tratar da Consciência fonológica e alfabetização, Magda anuncia que consciência fonológica seria a “[...] capacidade de focalizar os sons das palavras, dissociando-as do seu significado e de segmentar as palavras nos sons que as constituem” (SOARES, 2016, p. 166).
Dessa forma, as habilidades metafonológicas podem ser divididas respectivamente em três tipos de consciência: consciência das silabas, das unidades intrassilábicas e do fonema.
Quais são as finalidades dos tratamentos térmicos de um aço?
Quantos dias pode abaixar a cabeça depois da cirurgia de catarata?
Qual a medida de concreto para calçada?
O que é a teoria dos motivos determinantes STF?
Quem fica com a guarda do filho?
Quanto tempo demora para carregar um tesla?
É possível fazer uma segunda cirurgia de catarata?
Qual é melhor desloratadina ou Allegra?
Como escolher o peixe para sashimi?
Como deve ser o atendimento ao cliente com qualidade?
Qual estrutura embrionária dá origem ao SNC medula e encéfalo?
Quem dividiu o Brasil em cinco regiões?