Na Terra, o que faz o balão subir é a diferença entre a densidade do ar atmosférico (que é 99% oxigênio e nitrogênio) e a do hélio dentro da bexiga. O hélio é mais leve do que esses outros gases, e isso faz o balão subir. Essa força gerada pela diferença de densidade se chama empuxo.
O gás hélio é um dos gases mais leves da natureza. Seus átomos pequenos fazem com que seja até sete vezes mais leve que os outros. Por isso, os balões inflados com a substância flutuam.
Não. Não é possível fazer gás hélio caseiro, da mesma forma que não é possível fazer ouro caseiro. O hélio é um elemento químico bastante inerte, e nenhum método caseiro produzirá hélio.
Ocorre que, quando uma massa de ar é aquecida ela se dilata e se expande, ou seja, se torna menos densa. Nos balões o ar quente fica retido, como ele é menos denso que o ar do ambiente, o empuxo sobre o balão é maior que a força peso, assim sendo, o balão sobe na atmosfera.
Para encher cada balão de gás hélio você gasta dinheiro (cerca de cinco reais cada).
19 curiosidades que você vai gostar
O cilindro enche: 30 unidades de Balões de Látex de 9" ou 22,8 cm / 16 unidades de Balões de Látex de 11" ou 27,9 cm / 16 unidades de Balões Metalizados de 18" ou 45,7 cm.
O balão explode quando a diferença entre a pressão interna e a pressão externa faz com que ele se expanda e estoure a borracha. Isso é o que ocorre com balões de festa, que chegam até uns 9 km de altitude.
O vôo dos balões é controlado através do maçarico que ligando e desligando, o piloto pode controlar com precisão a altitude. Mas quem define a direção a tomar não é o piloto e sim o vento que nas diferentes alturas das diversas correntes, define o rumo dos balões. Um balão pode voar até 16 mil metros de altura.
2- Ponha o vinagre no balão; 3 – Coloque a ponta aberta do balão na boca da garrafa; 4- Levante o balão até o vinagre cair na garrafa; 5- O líquido vai borbulhar e o dióxido de carbono em forma gasosa enche o balão.