Agência de Informação Embrapa Redutase. O teste de redutase é um método simples e rápido para estimar a quantidade de bactérias presente no leite fresco. A amostra de leite é misturada com uma substância indicadora do potencial de óxido-redução, resazurina ou azul de metileno , e é incubada a temperatura de 37oC.
Os testes qualitativos de redutase são largamente utilizados pela indústria de laticínios para avaliar de forma indireta a qualidade microbiológica do leite. No entanto, para o leite refrigerado, apresentam a desvantagem de subestimar a contaminação, pois a refrigeração reduz a atividade redutora dos micro-organismos.
Através de uma substância indicadora, é possível acompanhar ou medir essa diminuição do potencial de óxido-redução. O corante azul de metileno é um exemplo de substância indicadora. ... O objetivo é avaliação da qualidade do leite através da detecção de microrganismo pelo teste do azul de metileno.
As amostras de leite são aquecidas para simular a pasteurização a 62,8ºC por 30 minutos. Contagem acima de 200 é considerada elevada. Alta CTLP está geralmente associada à má limpeza crônica do equipamento de ordenha e vacas consistentemente sujas.
“Na chegada do leite na indústria, devem ser realizadas análises como alizarol, acidez, crioscopia, além de verificar a temperatura de chegada do leite, visando garantir a qualidade do leite a ser recebido para industrialização ou processamento”, destaca a pesquisadora científica do ITAL, Darlila Gallina.
41 curiosidades que você vai gostar
Para Maria Edi, é considerado leite de qualidade aquele cuja composição química (gordura, proteína lactose e minerais), microbiológica (contagem total de bactérias), organoléptica (sabor, odor e aparência) e número de células somáticas atendam parâmetros de qualidade exigidos internacionalmente.
Os resultados obtidos servem a diferentes propósitos, como avaliar a composição e qualidade higiênica do leite produzido e a situação da mastite subclínica no rebanho, além de dar suporte à identificação de problemas nutricionais e de manejo para melhor gerenciamento dos sistemas de produção.
Microbiologia do Leite
O leite é um líquido muito nutritivo, com proteínas de alto valor biológico, carboidratos, triglicerídeos importantes e vitaminas, tornando-se um meio de cultura ideal para o crescimento de microrganismos, principalmente as bactérias.
Na avaliação da qualidade do leite, deve-se levar em consideração as seguintes características sensoriais, nutricionais, físico-químicas e microbiológicas; sabor agradável, alto valor nutritivo, ausência de agentes patogênicos e contaminantes, reduzida contagem de células somáticas e baixa carga microbiana.
Como desbloquear cartão Santander SX no caixa eletrônico 24 horas?
O que pode queimar a pintura do carro?
Quando a arte pública surgiu no Brasil?
O que fazer para jantar que não engorda?
Que dia é o Natal na Inglaterra?
Qual foi a primeira lei brasileira?
Tem que pagar para renovar o RG?
Como tirar extrato do Auxílio Emergencial?
Quanto custa um macaco chimpanzé?
O que fazer quando não encontra bens do devedor?
Qual o valor do Vale-alimentação do porteiro?
São características de periodonto saudável?
Como ensinar a criança a memorizar as vogais?