A relação entre ciência e senso comum é abordada por Santos (1989) na concepção de que a ciência se opõe a opinião. Pois, para essa nada é dado, tudo se constrói. O senso comum representa a experiência imediata, o conhecimento vulgar; as opiniões.
Mas a principal diferença entre ambos é que, enquanto para o senso comum basta o conhecimento que nos permite sobreviver, a ciência tenta se aproximar cada vez mais da realidade (já que alcançá-la e conhecê-la totalmente é impossível) (Popper, 1984).
A “primeira ruptura” constituiria, em linhas gerais, o movimento da ciência buscando constituir-se em clara oposição ao senso comum, ou seja, “a ciência se opõe absolutamente à opinião” (BACHELARD, 1972.
Se afastam pois o senso comum e um conhecimento prévio, sem nenhum tipo de teste, ideia a qual a ciência refuta, pois exige testes e experimentos para a comprovação de ideias.
Assim surge a Sociologia em pleno século XVIII, com as primeiras pesquisas sociais e nas ideias gerais do Iluminismo, como forma de entender e explicar aquelas mudanças sociais. Por isso, a Sociologia é uma ciência datada historicamente e que seu surgimento está vinculado à consolidação do capitalismo moderno.
22 curiosidades que você vai gostar
A Sociologia se apresenta como uma opção ao senso comum, ela utiliza de métodos científicos para se chegar em determinadas conclusões sem interferir no próprio conhecimento do senso comum. O estudo da Sociologia revisa o conhecimento baseado no senso comum, refinando-o.
A Sociologia surgiu na primeira metade do século XIX, a partir das ideias do filósofo francês Auguste Comte. Comte entendeu que a sociedade europeia passava por um turbilhão de transformações desde o renascentismo e que a Revolução Industrial teria coroado o ápice das transformações.
A sociologia combate o senso comum, medindo e comprovando os mecanismos de funcionamento das instituições sociais. A sociologia elabora marcos teóricos e conceitos analíticos para esclarecer as pessoas, liberando-as de suas superstições.
Todo exercício da ciência parte de algum conhecimento vulgar, mas, como todo conhecimento vulgar é findável, cabe ao meio científico a exclusiva responsabilidade de ultrapassar os limites do saber, uma causa de extrema importância que o senso comum não compartilha.
A ciência busca sempre descobrir problemas novos, mais profundos e mais gerais (sujeitando suas respostas, sempre provisórias, a testes renovados e mais rigorosos). A ciência possui como principal função o aperfeiçoamento do conhecimento, possibilitando a substituição de conceitos anteriores por novos.
O Senso Comum é a soma dos saberes do cotidiano e é formado a partir de hábitos, crenças, preconceitos e tradições. Na filosofia, o termo é utilizado para explicar as interpretações feitas pelos indivíduos à realidade que os cercam sem estudos prévios ou provas científicas.
Quanto à origem o rio pode ser?
Qual significa mulher solteira?
Qual o investimento para abrir uma distribuidora de cosméticos?
Como fala licenciatura em inglês?
Quanto tempo de vida tem uma pessoa com Demência?
Como lidar com conflitos na família?
Como instalar impressora Lexmark X1290?
Qual a maneira correta de tratar bem um cliente?
Quando comparo dois números negativos qual deles será o menor?
Qual é a principal fonte de energia nos ecossistemas?
Como se calcula a DDP em um campo elétrico uniforme?
Como se comparar frações e números decimais?
Como se comportar dentro da Igreja Católica?
Como se tornar uma princesa do senhor?
Qual a principal característica do clima amazônico?