Essa seria a forma de transmissão dos conteúdos, na qual o professor expõe a matéria e interpreta-a, gerando assim, o conhecimento. Dessa forma, verifica-se que o professor ministra a aula, é o detentor do saber e o aluno aprende, ouvindo-o.
Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.
Nesse sentido, compreende- se que a relação professor/ aluno no processo de ensino/ aprendizagem depende do ambiente criado pelo professor, da relação que ele estabelece com seus alunos, da sua capacidade de ouvir, refletir e debater as questões e necessidades trazidas por seus alunos, visando construir um caminho de ...
Podemos dizer que um professor mediador ocupa um papel de intermediário entre os alunos e o conhecimento. Ou seja, orienta os alunos no processo de construção das suas próprias aprendizagens. Este tipo de professor não considera os alunos como uma tábua rasa.
Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.
25 curiosidades que você vai gostar
Por isso, o papel do professor vai muito além de mostrar conhecimento aos estudantes. Os docentes também são responsáveis por ensinar as crianças e adolescentes a trabalhar em grupo, estimular a criatividade e o pensamento crítico e dar o auxílio necessário para que os estudantes alcancem seus objetivos.
Segundo o educador pernambucano, Paulo Freire (1921-1997), o papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que professor, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, professor e estudante aprendem juntos, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar.
Assim, o papel do professor passa por transformação, exigindo desse profissional novas práticas, exercendo o papel de mediador, transformador de sentidos, buscando a formação de alunos críticos, autônomos, e o educando deixa de ser passivo e passa a ser responsável pelo seu processo de aprendizagem.
O professor mediador consegue ver como está o desenvolvimento e aprendizagem de seu aluno, isso acontece porque ele permite que a criança se expresse, dá autonomia e liberdade para que as opiniões sejam colocadas, assim a interação lhe permitirá levantar dados para saber se o que está sendo trabalhado tem sido ...
Quanto tempo dura um cachorro com insuficiência renal?
Quem foi São Jorge no candomblé?
Qual é o responsável pela hereditariedade?
Como ocorre a aquisição da linguagem do sujeito surdo?
Qual a diferença de endomarketing e comunicação interna?
O que faz um profissional na área de compras?
Qual é a oração do dia de hoje?
Como ver se tem pontos na CNH?
Por que Aluísio Azevedo é considerado um pioneiro no Brasil como escritor?
O que passar nas partes cromadas do carro?
Qual a diferença entre valeriana e Valerimed?
Quanto vale uma letra de música para vender?
Quanto custa para registrar uma assinatura?
Como solicitar o cheque especial Santander?
Qual o conceito de massa e qual a sua unidade?
Quem tem poder discricionário?