É importante mencionar que a profundidade das cubas pode variar de 10 cm a 18 cm. Quanto mais funda a cuba, menos água é espirrada na hora de lavar as louças.
O ideal é que sua cuba não seja mais larga que o módulo de armário abaixo dela, para não ter que cortar a divisória e invadir uma prateleira ou gaveta dos módulos ao lado.
Quanto à altura da torneira, em geral, o ideal é que a distância entre o bocal da torneira (onde sai a água) e a borda da cuba seja de cerca de 10 a 15 cm de altura.
A profundidade ideal é em torno de 65cm, mas existem modelos de bancadas a partir de 50cm. Avalie o espaço disponível pensando o que vale mais a pena: uma bancada mais estreita deixando mais espaço livre de passagem, ou uma bancada mais profunda, que comporte uma cuba maior e mais espaço para apoiar louças.
f) a Largura da bancada onde está a pia tem de 55 a 60cm. O ideal é 60cm. Quando tiver 55cm somente, os armários superiores devem ter 35 cm de profundidade no máximo. E deve existir ao menos 60 cm de distância entre a bancada e o início dos armários superiores.
22 curiosidades que você vai gostar
Independente se o modelo é de parede ou bancada, a distância deve ser de aproximadamente 30 cm. Da mesma forma, o ponto de queda d agua deve coincidir com o ralo ou ficar, no máximo, 4 cm atrás para não respingar na pia.
A principal diferença entre elas é a altura. A torneira para banheiro deve ter uma altura de 15 cm da bica (de onde sai a água) até a válvula de escoamento (ralo) da cuba. Já a torneira para a pia da cozinha deve ter, pelo menos, 30 cm de altura.
“O ideal é que a distância entre a bica da torneira (bocal por onde sai a água) e a borda da cuba de apoio seja de 10 a 15 cm de altura”, explica a arquiteta e designer de interiores Mariana Brunelli.
Para que fique proporcional, o ideal é que cada lado tenha pelo menos a medida da metade da largura da cuba, ou seja, em uma bancada de 80cm, por exemplo, a cuba ideal teria 40cm de largura, pois deixaria 20cm livres em cada lado, que é a metade da medida da cuba utilizada.
O primeiro passo ao escolher a cuba é conhecer os modelos oferecidos no mercado. Eles variam entre possibilidades de espaço, design, valores e facilidade de instalação. Modernas e fáceis de instalar, são as mais utilizadas nos projetos atuais.
As cubas tradicionais, são ideais para compor com elegância e praticidade os mais diversos projetos de cozinha, se adaptando a qualquer espaço para os afazeres do dia a dia. As peças são oferecidas em três opções de tamanhos, cuba 1, 2 e 3, com profundidade e acabamentos variados.
Para cubas de apoio ou de sobrepor, o ideal é escolher um modelo de torneira ou misturador de bica alta para garantir uma distância confortável em relação às bordas que são um pouco mais altas nesses modelos.
É interessante deixar ao menos 30 centímetros de altura, independente se a torneira será fixada na parede ou na bancada.
A altura indicada para instalação do ponto de água da torneira também vai depender do modelo da peça. A sugestão é que tenha 15cm para torneiras de bica alta e 20cm para torneiras de bica reta, medidos do tampo até o centro do ponto de água.
Torneira bica baixa costuma ser usada para cubas embutidas ou semiembutidas na mesa. Ela pode ser instalada na mesa ou até mesmo na cuba, devido a sua altura menor, o que é ótimo para evitar possíveis respingos.
Descontando-se 2/8”(1/4”), a medida da rosca será 1/8”. Exemplo2: Apurou-se a dimensão de 3/4″. Descontando-se 1/4”, obtem-se 2/4” ou 1/2″.
A altura ideal para a pia é calculada de forma que você não precise se curvar para baixo nem levantar os braços na hora de lavar as mãos. Por isso, o mais indicado é que ela fique entre 80 e 90 centímetros em relação ao chão.
De modo geral, bancadas de cozinha devem ter entre 86 e 93cm, pelo menos no local onde fica a pia. Essa medida pode variar em função de quem vai usar a bancada, sendo que o importante é que ela possa manusear os alimentos e objetos sem ter que curvar as costas ou levantar os ombros, como dito anteriormente.
Na cozinha, o ideal é que os gabinetes superiores sejam instalados 60 cm acima da bancada. Já a profundidade dos armários pode variar de 35 cm a 40 cm: se for menor que 35 cm, não cabe um prato. Já se for maior que 40 cm, você irá bater a cabeça.
A altura da torneira deve ser pensada de acordo com a louça que você escolheu. Os modelos de bica alta são mais indicados para cubas de apoio, enquanto os de bica baixa são ótimos para cubas de sobrepor e de embutir.
Por isso, a distância precisa ser apenas confortável para essa tarefa. Mas é importante estar atento ao tamanho da torneira, que deve ser proporcional ao da cuba, e à direção do jato de água, deve ser direcionado ao centro do ralo. Caso fique mais a frente ou atrás, a água pode escorrer pelas laterais.
O modelo mais indicado vai depender do espaço da pia e do tamanho da cuba. A torneira de parede para cozinha (ou de bica) é indicada quando o espaço da pia é reduzido. Já as torneiras de mesa (ou de bancada) são opções excelentes para pias maiores e cozinhas gourmet.
2 Tramontina Lavínia Prime em Aço Inox Alto Brilho 56 x 34 x 17 cm com Válvula 94024202.
Quais são os estágios da sífilis?
Quanto ganha um vereador e seus benefícios?
Qual a disponibilidade de água doce no mundo?
Quando é considerado abandono de lar pelo marido?
O que é jejum absoluto Pode beber água?
Quais são as profissões que mais ganham dinheiro?
Qual vai ser o valor do Auxílio Emergencial 2022?
Qual o pigmento responsável pela absorção da luz na planta?
Qual é o conceito do espaço urbano?
Quando a dor de dente não passa?