Quais são os 4 pilares do SUS?

Pergunta de Carolina Lima Tavares em 03-10-2025
(39 votos)

Banner

Princípios do SUS: doutrináriosUniversalidade. Todo cidadão tem direito à saúde e acesso a todos os serviços públicos de saúde. ... Integralidade. Todas as pessoas devem ser atendidas desde as necessidades básicas, de forma integral. ... Equidade. ... Descentralização. ... Regionalização. ... Hierarquização. ... Participação social.

Quais são os 4 princípios do SUS?

Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.


Qual os pilares do SUS?

Dessa forma, não foi esperado somente um novo sistema de saúde: foi idealizada uma assistência que fosse estruturada em três princípios: a universalidade, a integralidade e a equidade.

O que é universalidade integralidade e equidade?

Universalidade: todas as pessoas têm direito ao atendimento médico, hospitalar e à atenção à saúde, independentemente de qualquer característica distintiva, como classe social, nacionalidade, gênero, raça etc. Equidade: tratar com especificidade e maior atenção as pessoas mais vulneráveis, que precisam mais do SUS.

Quais são os princípios doutrinários?

Princípios Doutrinários

Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.

Os princípios do SUS


30 curiosidades que você vai gostar

Quais são os 3 princípios do SUS?

Conforme nossa descrição sobre o sentido de princípios, identificamos três elementos que compõem a base cognitiva, ideativa e filosófica do sistema brasileiro e que foi inscrita na Constituição Federal de 1988: Universalidade; • Eqüidade; • Integralidade.

Qual a diferença entre princípios doutrinários e organizativos?

Principios doutrinários visam garantir a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades” . Princípios Organizativos tratam, na realidade, de formas de concretizar o SUS na prática.

O que é a integralidade no SUS?

A integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que transcenda a prática curativa, contemplando o indivíduo em todos os níveis de atenção e considerando o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural.

O que é universalidade do SUS?

Universalidade é um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.



Outras questões

O que não faz coisa julgada material?

O que significa NR e qual seu objetivo?

Quais são as principais características demográficas do Brasil?

Quem tem legitimidade para ajuizar ação de exigir contas em face de síndico?

Como o dono do Facebook ganha dinheiro com isso?

Quem pode solicitar cópia do prontuário do paciente?

Qual é o processador mais moderno da Intel?

Qual o peso de um bolo para 50 pessoas?

O que é um bioma exemplos?

O que acontece se lavar os cabelos todos os dias?

Quem foi Bertha Lutz e como ela lutou pelo feminismo no Brasil?

Quais os tipos de sons podem ser ouvidos na percussão?

O que é uma certidão negativa para registro de nascimento?

O que devo fazer para Deus restaurar meu casamento?

Qual a fruta que dá mais rápido?

Quando é necessário reconhecer firma?

Qual a maior pepita de ouro do mundo?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com