Qual a probabilidade de o primeiro filho do casal ser albino? Alternativa “c”. Assim sendo, a probabilidade de ocorrência de albinismo é de 50% para o filho desse casal.
Albinismo é o nome da doença que provoca alterações na produção de melanina, responsável pela pigmentação e proteção da radiação solar, além de promover a pigmentação da pele, cabelo e olhos. As causas do Albinismo são genéticas, geralmente ocorre ausência de pigmentação, ou seja, indivíduos muito brancos.
Como ela produz melanina, possui um gene dominante. Sendo assim, o genótipo da garota em questão é Aa. Como o rapaz é albino, seu genótipo é aa. Realizando o cruzamento, percebemos que a chance de a criança nascer albina é de 50%.
Como a gestação de um casal independe da outra, deve-se multiplicar as probabilidades de cada um, ou seja: 1/4 . 1/4 = 1/16 ou 6,25%.
Há vários tipos de albinismo, mas o albinismo tipo 1 é condicionado por um alelo recessivo de uma gene localizado no cromossomo 11 humano, que codifica a enzima tirosinase, a qual atua na transformação de tirosina em melanina.
No caso do albinismo, os genes que causam a mutação genética podem ser herdados tanto do pai como da mãe, mesmo quando estes não têm a doença manifestada. Esses genes são responsáveis por fornecer instruções específicas para a produção de diversas proteínas envolvidas na elaboração de melanina.
Os chamados heterozigotos ou "híbridos", correspondem aos indivíduos que possuem pares de alelos distintos que determinam tal característica. Na medida que nos heterozigotos os pares de alelos são diferentes, eles são representados pela união das letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, Aa, Bb, Vv.
A pele de um Albino é geralmente branca, sensível ao sol e frágil, enquanto que a cor dos olhos pode variar de azul muito claro quase transparente a castanho, e esta é uma doença que pode também aparecer em animais como o orangotango, por exemplo.
Muitas dessas famílias são afrodescendentes, o que pode provocar alguma dificuldade de adaptação. Um casal de pele negra pode ter um filho albino, por exemplo, resultado da combinação de genes recessivos. “Às vezes, um albino numa família negra pode ter problemas para se adequar.
Mundialmente, estima-se que haja um albino para cada 17 mil pessoas. A prevalência dos diferentes tipos de albinismo varia conforme a população. De acordo com estatísticas de 2006 da OMS, dados de África do Sul, Zimbábue, Tanzânia e Nigéria mostram prevalências tão altas quanto um caso para cada 1 mil habitantes em populações selecionadas.
Tratamento e Cuidados para o Albinismo Não existe cura nem tratamento para o Albinismo pois é uma doenças genética hereditária que se passa devido a uma mutação em um gene, porém existem algumas medidas e cuidados que podem melhorar sensivelmente a vida do Albino, como: Usar chapéus ou acessórios que protejam a cabeça dos raios solares;
Como ocorre o eixo Hipotalamico Hipofisario gonadal?
Como ocorre a socialização primária e secundária?
Como limpar o mofo do cabo da escova de dentes?
Quais as etapas da sinapse na junção neuromuscular?
O que é o processo de ressocialização?
Quais são as etapas da sucessão secundária?
Como lavar banheiro de empresa?
O que é utilizado na separação magnética?
Como a seleção natural ocorre de exemplos?
Como ocorre a secreção de HCl pelas células parietais no estômago?
Como ocorre a sucessão de uma monarquia?
Como é a produção do cacau no Brasil?
Como fica a aposentadoria do professor com as novas regras?
Como fazer para receber a aposentadoria do marido falecido?
Como ficou a previdência dos militares estaduais?
Como bócio pode ser caracterizado?
Onde fica o cerebelo no corpo humano?