A Origem dos samaritanos é de descendência assíria e mistura de povos dominadores hostis a casa de Israel e que, na época, estavam decididos a dominar toda a terra, porém um grande exílio os dispersou e eliminou.
O povo samaritano não se considera um povo judeu, e sim descendentes dos antigos israelitas que habitaram a histórica província de Samaria. Os Samaritanos eram considerados impuros pelos judeus. Da Bíblia do Judaísmo, seguem apenas o Pentateuco. Os samaritanos têm a sua própria doutrina religiosa: o Samaritanismo.
722 a.C. Como vassalo dos assírios, Acaz permaneceu no poder, em Jerusalém. Uma década mais tarde, o reino do norte rebelou-se contra a Assíria. Em 722 a.C., a Samaria foi destruída e sua população, deportada. Efraim-Israel deixou de existir.
A fundação e edificação de Samaria foi obra da poderosa dinastia Omri- da, que tem como fundador Omri, rei de Israel Norte, sucedido por Acabe e seus filhos Acazias e Jorão. Esta dinastia governou Israel Norte entre os anos 884-842 AEC, primeira metade do século 9º.
O monte Gerizim era considerado sagrado pelos samaritanos.
A palavra gentio designa um não israelita e deriva do termo latino gens (significando "clã" ou um "grupo de famílias") e é, muitas vezes, usada no plural. Os tradutores cristãos da Bíblia usaram esta palavra para designar coletivamente os povos e nações distintos do povo Israelita.
O monte Gerizim era considerado sagrado pelos samaritanos. Quando os judeus regressaram do exílio, os samaritanos construíram ali um templo. Segundo o historiador Flávio Josefo este templo foi construído no tempo de Alexandre, o Grande.
Pentateuco samaritano – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Samaria é o nome histórico e bíblico de uma região montanhosa do Oriente Médio, constituída pelo antigo reino de Israel, situado em torno de sua antiga capital, Samaria, e rival do vizinho reino do sul, o reino de Judá. Atualmente situa-se entre os territórios da Cisjordânia e de Israel.
A Origem dos samaritanos é de descendência assíria e mistura de povos dominadores hostis a casa de Israel e que, na época, estavam decididos a dominar toda a terra, porém um grande exílio os dispersou e eliminou. "Sendo assim o reino de Israel ficou dividido, formando Judá e Benjamim o reino do Sul e o restante das dez tribos o reino do Norte...
Eles residem, atualmente, em Holon, localizada em Israel, e em Nablus, situada na Cisjordânia; não dispõem de rabinos e rejeitam o Talmud, cultuado pelos judeus ortodoxos. Há cerca de 700 samaritanos em todo o Planeta, sua língua é o hebraico na versão moderna e o árabe praticado pelos palestinos.
Os samaritanos eram discriminados no tempo de Jesus, e odiados pelos judeus da Judeia, por uma razão muito antiga, que passo a explicar.
Os judeus consideravam que os samaritanos não tinham sangue puro. Eram israelitas que se misturaram com outros povos. Quando a Assíria tomou Samaria, o rei assírio deportou muitos israelitas para outras terras de seu império; e também importou pessoas de outros povos subjugados pela Assíria para viver em Samaria.
O que deve ter em uma introdução de redação Enem?
Quais são os requisitos objetivos para a concessão do livramento condicional?
Quanto ganha um coordenador na PEI?
Quais os tipos de câncer mais comuns?
Como ganhar no jogo Batalha naval?
Qual faixa etária usa mais a internet?
Como se oferecer para trabalhar em uma empresa?
Como é o nome do Dinho marido da Mirella?
O que são ativos intangíveis exemplo?
Qual Canal Faustão vai trabalhar?
Como se chama pipa em Portugal?
É feriado nacional Corpus Christi?
Quais são todos os verbos de ligação?