A fluoxetina é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina, que age inibindo a absorção de serotonina pelos neurônios, que quando tem os níveis baixos pode causar depressão, síndrome do pânico, ansiedade ou sintomas obsessivo-compulsivos.
Foram relatados os seguintes efeitos adversos (males) com o uso do cloridrato de fluoxetina: Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): ansiedade, diarreia, sonolência, fraqueza geral, dor de cabeça, hiperidrose (excesso de suor), insônia, náusea (enjoo), nervosismo, bocejo.
A fluoxetina é um dos principais remédios no combate a depressão. Além disso, é um medicamento que tem como finalidade aumentar os níveis de serotonina. Portanto, sendo o neurotransmissor responsável por regular sensações como o humor, bem-estar, sono, apetite, concentração, entre outras.
A fluoxetina é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina. O medicamento age inibindo a absorção de serotonina pelos neurônios, que, quando tem os níveis baixos, pode causar depressão, síndrome do pânico, ansiedade ou sintomas obsessivo-compulsivos.
Os seus efeitos começam a ser percebidos entre 2 a 4 semanas após o início do tratamento. Cristina Stern, professora do Departamento de Farmacologia da UFPR, explica que o objetivo do uso da fluoxetina é garantir a maior disponibilidade de um neurotransmissor que atua no equilíbrio do humor.
42 curiosidades que você vai gostar
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Nas duas primeiras semanas, é comum que hajam efeitos colaterais como "sensação de cabeça aérea", alterações na concentração, aumento de irritabilidade e ansiedade, alterações de sono e sintomas gastrointestinais.
A Fluoxetina é uma ótima opção medicamentosa para o tratamento dos transtornos de ansiedade, por ser um antidepressivo com ação serotoninérgica. A dose terapêutica varia individualmente sendo autorizado o uso entre 20 e 80mg por dia.
Em comparação com outros antidepressivos de nova geração, foram encontradas diferenças importantes na eficácia e na tolerabilidade entre a fluoxetina e alguns dos antidepressivos; por exemplo, a fluoxetina foi menos eficaz do que a sertralina e mirtazapina, mas melhor tolerada do que a reboxetina.
A fluoxetina deve ser tomada por via oral antes ou após a refeição, sempre no horário orientado pelo médico, de preferência tomada pela manhã ou à tarde para evitar insônia, no entanto se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de ...
Como saber se o resistor de 1K?
Qual é o maior bioma é o menor bioma do Brasil?
Quanto o tráfico de maconha movimenta no Brasil?
Quem construiu as pirâmides do Egito antigo?
Pode fazer cirurgia de catarata só de um olho?
O que é um advogado de porta de cadeia?
Quais são os benefícios da humanização na saúde?
Porque a Heineken mudou a embalagem?
Qual o número do banco PagSeguro?