A palavra pragmatismo na língua portuguesa teria se originado diretamente do latim pragmaticus. Este, por sua vez, vem do grego pragmatikos, que quer dizer “versado em negócios”, que tem raiz nos termos pragma (“negócios”, “feito” ou “atos civis”), e prassein (“fazer”, “agir” ou “realizar”).
A origem do pragmatismo remonta a Charles Sanders Peirce, que era filho de um dos mais celebrados matemáticos dos Estados Unidos, 2. sendo ele próprio muito proficiente na ciência matemática. Foi um dos fundadores da moderna lógica simbólica das relações.
Em sua formulação original, feita por Charles Sanders Peirce (1839-1914) em 1877-78 e reformulada em 1905, o pragmatismo é um método filosófico cuja máxima sustenta que o significado de um conceito (uma palavra, uma frase, um texto ou um discurso) consiste nas consequências práticas concebíveis de sua aplicação.
O pragmatismo é um pensamento filosófico criado, no fim do século XIX, pelo filósofo americano Charles Sanders Peirce (1839-1914), pelo psicólogo William James (1844-1910) e pelo jurista Oliver Wendell Holmes Jr (1841-1935). Eles se opunham ao intelectualismo, considerando o valor prático como critério da verdade.
Alguns denominaram Charles Sanders Peirce como sendo o pai do pragmatismo, apesar de vermos resquícios dessa corrente na Antiguidade. O fato é que a filosofia de Peirce baseia-se em métodos. Ademais, ele vai de encontro aos pensamentos dos filósofos Descartes e Locke.
22 curiosidades que você vai gostar
A tese fundamental de James, de que existe uma relação casual entre os fenômenos psíquicos e as sensações nervosas foi vulgarizada por meio da fórmula de que são as perturbações viscerais que originam os estados emocionais e não o inverso, como se sustentava tradicionalmente.
William James defendeu o principio do funcionalismo na Psicologia, retirando esta disciplina do seu lugar tradicional e estabelecendo-a como uma ciência baseada no método experimental.
A filosofia pragmatista de Dewey “tem como eixo central o interesse de base psicológica gerado por situações da experiência de vida no ambiente social. Dewey concebeu a educação como um processo de contínua reconstrução da experiência humana na sociedade” (ZANATTA, 2012, p. 109).
O pragmatismo é uma corrente filosófica que defende que não se pode julgar uma ideia verdadeira ou falsa observando, mas praticando.
Como se invoca o Espírito Santo?
Como ligar uma máquina de sorvete expresso?
Como faz para despertar o Rinnegan?
O que acontece no final do filme encontro marcado?
Como é o final do livro Orgulho e Preconceito?
Qual é o final do livro Harry Potter?
Qual a mensagem do filme A Escavação?
Como tomar vitamina C em cápsulas?
O que acontece no final do filme o boneco do mal?
Porque junta água no testículo?
Qual o final do livro Amigas Para Sempre?
Qual é o melhor horário para tomar o chá de sene?
Como terminar os estudos à distância?
Quantos dias posso tomar cetoconazol?
O que é retratado no filme Diamante de Sangue?
Pode tomar banho de água fria?